Procurar no portal

UFC tem primeiro biotério credenciado com Nível de Biossegurança II e avança nas pesquisas com animais geneticamente modificados

A Universidade Federal do Ceará passa a ter o seu primeiro biotério credenciado com Nível de Biossegurança II (NB-2). O Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Faculdade de Medicina obteve a certificação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, após atender a todos os requisitos de segurança, infraestrutura e corpo técnico. Os pesquisadores agora contam com permissão para produzir, importar, manter e realizar pesquisas com Animais Geneticamente Modificados da Classe de Risco 2. 

O novo nível de certificação traz grande impacto positivo para as pesquisas realizadas na UFC, pois torna viável o avanço nos experimentos com microrganismos de risco moderado para os profissionais e para o meio ambiente, causadores de doenças infecciosas. Além disso, as atividades no biotério poderão envolver animais transgênicos, importantes para pesquisas que envolvem manipulação de genes.

Imagem: ambiente interno do biotério do NPDM

"São basicamente duas perspectivas que nós ganhamos com essa certificação: poder trabalhar com animais infectados e trabalhar com animais transgênicos, ou seja, animais que expressam, para mais ou para menos, certas proteínas do corpo que são importantes para estudarmos a participação delas no processo saúde-doença, e também o efeito de tratamentos, aproximando a pesquisa feita com animais da feita com seres humanos", explica a Profª Danielle Macedo, pesquisadora do NPDM/UFC.

O biotério dispõe de estrutura toda adaptada para que não haja contaminação das pessoas que ali cumprem as suas atividades, com cabines de segurança para manipulação de amostras, área de paramentação (adequação das vestimentas para os experimentos) para entrada no local, autoclaves e uma série de equipamentos necessários para que a pesquisa se dê com o nível de biossegurança exigido. 

A Profª Danielle Macedo esclarece que o NB-2 ainda não atende a pesquisas envolvendo o SARS-CoV-2, causador da covid-19. "Em especial, para esse caso, está em fase de construção um módulo de outro nível de segurança. Precisamos de uma certificação maior, que no caso é a NB-3", destaca a docente.

NÍVEL DE BIOSSEGURANÇA – O Nível de Biossegurança (NB) corresponde ao grau de contenção necessário para o desenvolvimento de pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados de forma segura para o pesquisador e o meio ambiente. A UFC possui 11 laboratórios NB-1 para pesquisas com OGM da Classe de Risco 1, localizados nos Departamentos de Biologia, Bioquímica e Biologia Molecular e Química Orgânica e Inorgânica do Centro de Ciências; no Departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia, e no NPDM, da Faculdade de Medicina. 

Em 2019, o NPDM obteve certificação para o primeiro laboratório certificado NB-2, o de Bioprospecção e Biotecnologia Marinha.

O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO – Para obter a certificação, o pesquisador deve apresentar à Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) as informações e a documentação exigidas pelas Resoluções Normativas da CTNBio, por meio do preenchimento dos formulários disponibilizados no site da CIBio-UFC, e assegurar que as atividades só serão iniciadas após a emissão do parecer favorável da CTNBio, publicado no Diário Oficial da União. Todos os envolvidos nas atividades devem solicitar o credenciamento.

A presidente da CIBio-UFC, Profª Vânia Maria Melo, destaca que a UFC tem avançado ao longo dos últimos anos na certificação de laboratórios em diferentes departamentos de pesquisa. "Já temos vários certificados NB-1 e um NB-2 para laboratórios. No NPDM, a instituição dispõe de uma grande estrutura de pesquisa, e agora com a certificação do seu biotério NB2 tem comprovada a total capacidade para realizar pesquisas de ponta envolvendo organismos geneticamente modificados".  

Fontes: Profª Vânia Maria Maciel Melo, presidente da CIBio – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300