Procurar no portal

Mitos e verdades sobre vacinas será tema da abertura dos EU 2020, nesta quarta-feira (10); acesse a programação completa do evento

Começa nesta quarta-feira (10) dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará. Os Encontros Universitários (EU) 2020 ocorrem de 10 a 12 de março, em formato totalmente virtual, com uma programação que inclui apresentações de trabalhos e mais de 90 atividades abertas ao público, como oficinas, minicursos, palestras, shows musicais, dentre outras. Nesta edição dos EU, a organização é da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.

Imagem: Marca dos Encontros Universitários 2020

A abertura oficial dos EU 2020 será às 9h30min do dia 10 de março, com o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no canal do evento no Youtube. Na sequência, a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, fará um discurso de boas-vindas à comunidade acadêmica. Às 10h, haverá a palestra inaugural, intitulada "Vacinas: mitos e verdades", com o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha.

Além de esclarecer questões sobre as vacinas, Cunha falará sobre o atual panorama e as expectativas da campanha de vacinação no Brasil, um dos temas mais relevantes da atualidade. Assista ao convite:

Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal dos EU 2020 no Youtube. É lá onde ocorrerá boa parte das atividades, com exceção das apresentações de trabalhos – que serão feitas na plataforma geral dos Encontros – e das que utilizarão a ferramenta Google Meet.

Imagem: Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, fará a palestra de abertura do evento (Foto: Marcello Vittorino)

Mesmo as atividades que ocorrerão em outras plataformas terão os links disponibilizados no Youtube dos EU 2020. Portanto, a comissão organizadora dos Encontros Universitários recomenda ao público que se inscreva no canal, o qual é a porta de entrada para toda a programação.

Leia também: Estudantes que participarem dos Encontros Universitários 2020 poderão receber certificado de atividade complementar

PALESTRAS – Os Encontros terão outras duas palestras principais, sempre às 10h, no Youtube. No dia 11, o tema será "Empatia e o ensino superior: relações humanas face à apropriação do digital", com o Prof. Alex Sandro Gomes. O convidado é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lidera o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

Já no dia 12, o tema são os "Novos arranjos para promover a inovação nas ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) brasileiras", com a Profª Juliana Correa Crepalde Medeiros, coordenadora-executiva de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e especialista em temas como propriedade intelectual, inovação tecnológica, gestão de tecnologias, dentre outros.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Nesta edição um total de 5.396 trabalhos serão apresentados, nos formatos pôster, apresentação oral e sessões temáticas.

Todas as sessões temáticas ocorrerão no dia 10 de março, das 16h às 18h. Serão 11 salas virtuais funcionando simultaneamente, com um total de 69 trabalhos selecionados. O público poderá conferir a produção acadêmica da UFC em áreas como cultura, arte e formação universitária; ciências e biotecnologia; educação e inovações pedagógicas; internacionalização; políticas públicas e direitos humanos; saúde e bem-estar; sociedade e economia criativa; sustentabilidade, dentre outras.

Já as apresentações orais ocorrerão nos dias 11 e 12 de março. Serão 35 salas virtuais destinadas a essa modalidade, e os links de cada uma poderão ser acessados na plataforma dos EU 2020 durante o evento.

No caso dos pôsteres, todos os trabalhos, tanto de estudantes da Capital quanto do Interior, ficarão disponíveis na plataforma geral dos EU 2020, de 10 a 12 de março. Os avaliadores terão três dias para analisar e comentar os pôsteres. Por isso, os autores devem ficar atentos para responder aos possíveis questionamentos e dúvidas durante esse período.

Cada avaliador receberá o formulário de avaliação, onde poderá registrar as considerações sobre os trabalhos analisados. A exibição dos pôsteres é aberta ao público, mas somente os avaliadores poderão deixar comentários na plataforma.

Imagem: Marca dos Encontros Universitários

OFICINAS e MINICURSOS – Nem só de trabalho acadêmico é feito os Encontros Universitários. Durante o evento, vai ser possível aprender novas habilidades. A lista de oficinas e minicursos inclui temas como edição de fotos/imagens, edição de vídeo, Internet das coisas (IoT), libras, dança, desenho, aquarela, destinação de Imposto de Renda a fundos e programas sociais, podcast como ferramenta e arte de falar em público. A lista completa já pode ser vista na programação geral dos EU 2020.

MOSTRA EXTENSÃO – É uma programação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, composta por 42 apresentações, contemplando uma série de atividades que serão exibidas de maneira síncrona e assíncrona, dentre lives, oficinas, minicursos, aulas ao vivo, peças, debates, exposições de arte, roda de conversa, cursos e exibição de filme, além de apresentação cultural.

Imagem: Equipe da PREX apresenta a camisa oficial dos EU 2020 (Foto: Viktor Braga/UFC)

ARTE E CULTURA – A programação da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) e da Mostra ICA, do Instituto de Cultura e Arte, oferecerá, além de oficinas, dezenas de shows musicais, recitais de poesia e outras atrações. Entre os destaques está a série "Poéticas", que exibirá trabalhos gravados e apresentações ao vivo de dança, música e rodas de conversas com artistas. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar formulário de inscrição disponível no site da SECULT-ARTE.

Confira a programação geral de arte e cultura dos EU 2020.

PANDEMIA EM PAUTA – Os impactos da pandemia de covid-19 serão temas de algumas atividades. Um exemplo é a roda de conversa "Vida estudantil em meio à pandemia", a ser promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no dia 11, às 14h, via Google Meet.

Outra opção é a live "Pesquisadores(as) da UFC no enfrentamento à COVID: produzindo ciência e cultivando esperança", a ser realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) no dia 12, às 18h30min, pelo Youtube.

Como sobreviver é preciso, no dia 10, às 16h, a SECULT-ARTE promove "Um São João em meio à pandemia", apresentação musical ao vivo do projeto UFC Musicall. Já no dia 11, um sarau musical (gravado) será exibido às 14h20min, com o tema "Sobre Viver: arte como alento durante a pandemia".

INTERIOR ‒ Além de oferecerem oficinas e minicursos, os campi do Interior prepararam várias outras atividades. O Campus de Quixadá, por exemplo, realizará uma mini maratona de programação, no dia 10, das 18h às 21h.

Já o Campus de Crateús promoverá, no dia 10, às 19h, um bate-papo sobre "Os desafios e perspectivas na educação superior dos surdos no Interior". Já no dia 11, às 18h, o Campus realiza uma palestra sobre "A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) em cursos de Engenharia: relato de experiência".

O Campus de Russas focará na experiência feminina em duas áreas do saber. No dia 10, às 16h, haverá um debate sobre "Mulheres que escrevem: vivências de escritoras russanas". E no dia 11, também às 16h, ocorre o II Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias.

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR ‒ A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) preparou atividades sobre um tema que costuma despertar bastante interesse entre os estudantes: intercâmbio acadêmico. "Duplo Diploma de graduação no exterior"; "Estudar na Alemanha"; "Estudar na Espanha"; "Oportunidades para graduação e pós-graduação na Grã-Bretanha" e "Cotutela de Doutorado" constam como temas de lives a serem realizadas nos dias 10, 11 e 12, via Google Meet.

Os detalhes de todas as atividades já podem ser vistos na programação completa dos EU 2020.

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300