Agência UFC: Pandemia atrasa pesquisas sobre derramamento de óleo na costa e amplia impactos socioeconômicos e ambientais da tragédia

Considerado por cientistas como o maior acidente ambiental da história do Brasil, o derramamento de óleo na costa marítima no ano de 2019 permanece, em muitos aspectos, um mistério ainda a ser resolvido. A situação que já era delicada se agravou com um outro acontecimento trágico: o surgimento da covid-19, tido como o maior problema de saúde pública deste século. Pesquisadores apontam que a pandemia tem não só atrasado os estudos dos impactos do óleo sobre a sociedade e a natureza, como gerado um efeito cumulativo de repercussões negativas para a economia, a ecologia e as comunidades costeiras do País.

A Agência UFC traz, em sua segunda matéria da série especial sobre pesquisas relacionadas ao novo coronavírus, a discussão da relação destrutiva entre a pandemia e o derramamento de óleo na costa brasileira. As conclusões estão em estudo publicado em revista internacional por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e a Universidade de Salento (Itália).

Foto de pessoas tirando óleo de uma praia

Conforme a pesquisa, esforços para compreender e solucionar a crise do derramamento de óleo no País foram pressionados a parar ou a diminuir seu ritmo por conta da pandemia da covid-19, deixando a sociedade sem resposta sobre quem foi o responsável pelo desastre, e os ecossistemas, sem a mitigação adequada dos impactos do óleo.

Mais informações estão disponíveis na Agência UFC, que traz ainda entrevista em vídeo com o pesquisador da Universidade à frente da pesquisa. Durante o especial sobre coronavírus, as matérias serão publicadas sempre às terças e quintas-feiras.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.