Agência UFC: Estudo analisa bairros mais propensos a casos de covid-19 e ajuda na atuação do poder público

Quais bairros de Fortaleza seriam atingidos de forma mais severa pela pandemia da covid-19? Há um ano, logo no começo da pandemia, um grupo de pesquisadores se reuniu para criar um modelo preditivo que apontasse as áreas de Fortaleza mais suscetíveis à pandemia. O trabalho, detalhado em mais uma matéria da Agência UFC, foi elaborado por um grupo que reunia estudiosos de áreas tão diferentes como Saúde Pública e Engenharia de Transportes.

Arte gráfica com mapa de Fortaleza

Essa é a quarta matéria da série especial sobre pesquisas relacionadas ao novo coronavírus feitas na UFC e que marca o retorno da Agência. O estudo resultou em um relatório, ainda no primeiro semestre do ano passado, com os 20 bairros mais suscetíveis à pandemia e um conjunto de recomendações que foram apresentadas à Prefeitura de Fortaleza. Na época, as informações ajudaram na tomada de decisão das políticas que a Capital adotou no combate à propagação do vírus.

Essas e outras informações estão disponíveis na Agência UFC, que traz ainda entrevista em vídeo com pesquisadores da Universidade à frente da pesquisa. Durante o especial sobre coronavírus, as matérias serão publicadas sempre às terças e quintas-feiras.

Fontes: Prof. Alberto Novaes Ramos Jr., do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pesquisador Anderson Fuentes Ferreira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.