Abertas inscrições de curso sobre ensino de Matemática para pessoas com deficiência visual ou com transtornos de aprendizagem

Têm início nesta quarta-feira (17) e seguem até a próxima segunda-feira (22) as inscrições ao curso "Introdução ao cálculo diferencial e integral com uma variável adaptado para pessoas com deficiência visual", promovido pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC), do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará.

O curso será integralmente EAD e gratuito e trará como conteúdo a apresentação de adaptações no ensino de Matemática a pessoas cegas ou com discalculia (deficiência de aprendizagem em Matemática).

Desenho de professor escrevendo fórmulas matemáticas

Interessados devem fazer a inscrição via Solar. Para tanto, basta realizar o cadastro na plataforma e, em seguida, solicitar a matrícula. Depois, é necessário escolher na grade o curso livre. São disponibilizadas 25 vagas e as inscrições seguem até o preenchimento da oferta. As aulas serão realizadas on-line, de 17 abril a 8 de maio, via webconferências que serão gravadas e ficarão disponíveis no Solar, pois, caso o aluno não possa conferir no momento da transmissão, poderá acessar o conteúdo posteriormente.

O curso contará ainda com fóruns de debates e 10 atividades práticas virtuais. Podem participar professores de cálculo diferencial e integral de instituições de ensino superior públicas ou privadas e alunos de graduação em Matemática, Física ou áreas afins.

Pesquisador há mais de 20 anos sobre o ensino de Matemática para pessoas com deficiência visual, o coordenador da iniciativa, Prof. Jorge Brandão, comenta sobre as particularidades da docência para esse público e os objetivos da formação. "Diante do ingresso de pessoas com deficiência na UFC, uma preocupação constante de docentes, principalmente na área de Matemática, é que, ao ensinar determinados conteúdos, muitas expressões são resumidas por meio de figuras que sintetizam raciocínio algébrico. Por exemplo, gráficos e diagramas são melhor entendidos por meio de figuras como barras, pizzas, etc. Então como ensinar pessoas cegas ou com transtornos de aprendizagem em Matemática a desenhar e entender figuras, gráficos e tabelas? Assim sendo, este curso visa construir em conjunto com os participantes um material concreto, bem como outros objetos de aprendizagem cujos signos sejam significativos", detalha.

Mais informações podem ser obtidas com o Prof. Jorge Brandão, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp (85) 99794 3802.

Fonte: Prof. Jorge Brandão, coordenador do curso – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.