Projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia cadastra idosos com dor lombar persistente

Quem tem 60 anos ou mais, sente dor na parte inferior das costas (região lombar) por mais de três meses, mora em Fortaleza e usa telefone celular pode se cadastrar, até 30 de novembro, para participar de um projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará que vai investigar o efeito e a viabilidade de um programa de exercícios em grupo para idosos com queixa de dor lombar persistente.

Imagem: Os idosos que passarem pela triagem e aceitarem participar do projeto vão passar por uma avaliação presencial quando as atividades no Departamento de Fisioterapia forem retomadas (Foto: Ana Ellen/Divulgação)

Com a denominação oficial de "Integração de programa de atividade física e tecnologia móvel para redução da dor e incapacidade em idosos com dor lombar na atenção primária: Ensaio Clínico Aleatorizado", a pesquisa – também vinculada ao projeto de extensão Movimento – é coordenada  pelas professoras Fabianna Moraleida e Ana Carla Nunes. As pessoas interessadas já podem entrar em contato pelo telefone (85) 99192 7163 e falar com a fisioterapeuta Ana Ellen Santos, mestranda em Fisioterapia e Funcionalidade pela UFC e integrante da equipe.

Ana Ellen informa que a triagem do idoso para participar do estudo será feita na conversa por telefone. Além do perfil já mencionado, o idoso precisa atender a alguns critérios. Serão levados em conta, por exemplo, "a existência de doença neurológica ou sistêmica  grave ou descompensada que o impeça de fazer exercícios; se ele não está fazendo fisioterapia para a dor nas costas, e se caminha de forma independente", diz Ana.

Por causa da pandemia da covid-19, as atividades presenciais no Departamento de Fisioterapia da UFC estão atualmente suspensas. Mas os idosos triados, que se interessarem em participar da pesquisa, serão avaliados, posteriormente, de forma presencial "em momento seguro", e obedecendo a agendamento prévio quando os serviços forem retomados, ressalta ela.

A avaliação incluirá um questionário e testes físicos. "Nós temos uma equipe treinada de fisioterapeutas e alunos. Inicialmente, avaliaremos dados sociodemográficos, intensidade de dor, incapacidade nas atividades e capacidade funcional", adianta a fisioterapeuta. Ela acrescenta que depois serão avaliadas questões como "adesão aos atendimentos e a percepção  dos idosos sobre a participação no final".

ATENDIMENTO – Ana Ellen explica que os idosos serão alocados em dois grupos. "“O Grupo 1 receberá atendimento em grupo por oito semanas, com exercícios, orientações para autocuidado relacionado à dor e incentivo por meio de mensagens de texto por Whatsapp ou SMS para a realização dos exercícios em casa, além de cartilhas de exercícios. Por sua vez, o Grupo 2 vai receber aconselhamento e um livreto educativo e instrutivo para autocuidado da dor em uma consulta única com fisioterapeuta", detalha.

As atividades presenciais da pesquisa deverão ocorrer nos ambulatórios do Departamento de Fisioterapia da UFC (Rua Major Weyne, 1440 – Rodolfo Teófilo), sendo que alguns desses espaços estão instalados no Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Rua Coronel Nunes de Melo, 1127 – Rodolfo Teófilo). Estão previstos ainda atendimentos no Posto Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1670 – Rodolfo Teófilo).

A fisioterapeuta esclarece que o projeto tem duração mínima até meados de 2022, mas ele está vinculado ao projeto de extensão Movimento, também do Departamento de Fisioterapia e "que é permanente e pode receber mais demanda".

EQUIPE – A equipe completa é composta pelas professoras Ana Carla Nunes e Fabianna Moraleida; as fisioterapeutas Ana Ellen Santos (mestranda) e Paula Maciel, e as alunas de graduação em Fisioterapia Jessilane Oliveira, Maria Helena Pitombeira e Jenni Kesia Almeida.

Fonte: Ana Ellen Santos, fisioterapeuta e mestranda em Fisioterapia e Funcionalidade pela UFC – fone: (85) 99192 7163