Palestra sobre transformação de ideias em negócios marca abertura do VI Empreenday

O VI Empreenday, encontro semestral dedicado ao empreendedorismo e à inovação, realizado pelo campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, começou nesta terça (16) e segue até quarta-feira (17). A abertura ficou por conta da palestra "Tive uma ideia, e agora? Dicas para tirar sua ideia de negócio do papel e ter uma startup de sucesso", com Fábio Ortiz, analista de inovação do Ninna Hub & Grow+.

ft 210316 empreenday

A iniciativa é um dos principais eventos daquele campus, com destaque na região do Sertão Central. Gratuita, on-line e aberta ao público, a atividade recebeu inscrições oriundas de diversos estados e instituições de ensino.

Durante a fala de abertura, a Profª Andréia Libório, diretora do Campus de Quixadá, parabenizou os presentes pelo interesse em participar da programação do Empreenday durante um período de incertezas e sofrimento decorrentes da pandemia de covid-19. "Vocês já são diferentes, já são inovadores por participar", afirmou.

Em seguida, Fabio Ortiz iniciou a palestra explicando brevemente o conceito de empresas startups e apresentando um conjunto de ações que podem ser utilizadas para transformar uma ideia em negócio. Entre as orientações, Ortiz citou a importância de validar a ideia com o mercado, ter foco no cliente e trabalhar com parâmetros reais; formar uma equipe complementar e bem estruturada; estabelecer um acordo entre os sócios; identificar o modelo de negócio certo e o produto ideal para o cliente; e estabelecer um plano pró-ativo para captação de recursos.

"As grandes ideias nascem em contraponto às nossas barreiras", declarou o palestrante. Para ele, é necessário contestar padrões de pensamento para identificar as necessidades dos clientes. Em seguida, a Profª Simone Nunes, coordenadora do INOVE do Campus de Quixadá e moderadora da atividade, abriu a programação para perguntas da audiência.

Leia mais: Campus de Quixadá realiza, dias 16 e 17, o VI Empreenday com palestras e mesas-redondas virtuais

PALESTRAS – Até esta quarta-feira (17), estão previstas palestras que incluem assuntos como "A importância do UX no desenvolvimento de novos empreendimentos e produtos: experiência do CESAR"; "Precificação de serviços criativos"; "Salesforce como diferencial para entrada no mercado de trabalho"; "Criando aplicações Serverless com TypeScript e GraphQL" e "Superando os desafios das cidades inteligentes".

O encerramento do VI Empreenday será nesta quarta-feira (17), às 18h, com a mesa-redonda "Ciência de Dados em projetos de pesquisa e desenvolvimento", com a participação de Ticiana Linhares (InsightLab), Lucas Peres (InsightLab) e Régis Pires (UFC/InsightLab).

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas nos sites do INOVE e do Campus de Quixadá.

Fonte: Simone Nunes, coordenadora do INOVE do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.