Farmácia-Escola da UFC doará 700 litros de álcool em gel e líquido para instituições cearenses

Em mais uma ação social de combate à disseminação do novo coronavírus, a Farmácia-Escola da Universidade Federal do Ceará firmou parceria com a empresa farmacêutica Novo Nordisk (SP) e está produzindo e doando lotes de álcool em gel e álcool líquido 70% para dezenas de instituições sem fins lucrativos no Ceará.

Imagem: Os produtos estão sendo doados a instituições sem fins lucrativos do Ceará (Foto: divulgação)

Pela parceria, a empresa concedeu apoio financeiro no valor de R$ 10 mil para que a farmácia adquirisse insumos, fabricasse o álcool e o distribuísse a entidades. No total, serão produzidos 550 litros de álcool em gel e 150 litros de álcool líquido, dois produtos essenciais para a higienização das mãos e de objetos, no momento de recrudescimento da pandemia em todo o País.

No primeiro lote, foram entregues 93 litros de álcool em gel para 18 entidades cearenses, como Recanto Bom Viver, Toca de Assis, Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS), Casa da Criança, Casa Abrigo (I e II), Abrigo de Famílias, dentre outras. De acordo com a farmacêutica Bruna Sousa, a proposta é diversificar a lista de beneficiados e identificar outras instituições interessadas no recebimento dos próximos lotes, através de uma busca ativa feita pela própria Farmácia-Escola.

A produção do álcool gel e líquido 70% ocorre no âmbito da disciplina Estágio V (obrigatório), com estudantes do nono semestre do Curso de Farmácia. As turmas participam da produção e do controle de qualidade físico-químico e microbiológico, envolvendo também farmacêuticos e auxiliares de laboratório da UFC.

"Desde que foi anunciada a pandemia, a gente tem se mobilizado e doado álcool em gel e álcool líquido tanto para instituições quanto para hospitais. Em 2020, houve uma escassez muito grande [desses produtos] no mercado. E a UFC como um todo, a Farmácia-Escola e vários departamentos e professores, se mobilizaram para conseguir insumos para que a farmácia produzisse esse álcool. No ano passado, já foi possível fechar uma parceria com esse fim, e agora estamos focando mais nas instituições de caridade", explicou a diretora da Farmácia-Escola, Profª Cristiane Lopes.

A parceria com a Novo Nordisk foi assinada no fim de 2020 e contou com indicação do Prof. Josimar Eloy, do Curso de Farmácia da UFC, e intermediação da Profª Cristiane Lopes.