Agência UFC: O que nossos pesquisadores já estudaram sobre a relação entre covid-19, cloroquina e hidroxicloroquina

No último material da série de reportagens sobre covid-19, a Agência UFC traz três trabalhos publicados por diferentes pesquisadores da Universidade, sob diferentes pontos de vista, a respeito da relação entre a cloroquina e hidroxicloroquina e a covid-19. Todos foram publicados em revistas acadêmicas especializadas e participaram da chamada pública realizada pela Agência em fevereiro. Nosso objetivo é contribuir para os estudos e debates na busca de soluções eficazes contra o Sars-Cov-2.

Arte gráfica de uma pessoa tomando comprimido

Estudo elaborado pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) com diversos laboratórios da Faculdade de Medicina, em julho, tentou entender como vírus e doenças se comportam, considerando a forma como se relacionam com moléculas de azitromicina, cloroquina e hidroxicloroquina. O estudo foi feito in silico, ou seja, em simulação de computador e, portanto, não trata de questões clínicas. O trabalho foi publicado no International Journal of Antimicrobial Agents, com fator de impacto 4.621.

Outro estudo foi coordenado pelo Prof. Anastácio de Souza, da Faculdade de Medicina, e faz uma análise comparativa no uso de diversas drogas contra a covid-19 a partir da avaliação de 717 pacientes. O estudo, publicado em outubro de 2020 na revista Travel Medicine and Infectious Disease, com qualis B2, concluiu que o uso de hidroxicloroquina no tratamento precoce pode reduzir o risco de hospitalização desses pacientes.

Um terceiro trabalho, apresentado em abril de 2020, é um estudo de caso realizado por uma equipe que conta com a participação do Prof. Luciano Pamplona, também da Faculdade de Medicina, e foi pioneiro no alerta sobre os riscos de danos ao fígado no uso de hidroxicloroquina no tratamento de covid-19. Ele foi publicado no The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, com qualis A2.

O conteúdo completo pode ser conferido no site da Agência UFC. Ao longo deste mês de março de 2021, a Agência UFC publicou um série de matérias sobre pesquisas realizadas na Universidade relacionadas à covid-19. Os resultados aqui apresentados não representam necessariamente a opinião da UFC sobre o assunto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.