Agência UFC: Estudo na "Science" traz contribuições para o avanço de computadores quânticos

Como computadores quânticos poderão intervir na forma como nos comunicamos hoje, por exemplo, através do WhatsApp? Ou em nossas transações por meio da Internet? Ou na segurança nacional? A invenção desses supercomputadores futuristas é alvo de uma corrida tecnológica travada especialmente entre Estados Unidos e China. E, na esteira desses estudos, uma pesquisa com a participação de uma professora da UFC traz contribuições relevantes para o avanço da tecnologia quântica.

Imagem de linguagem binária em tela

A Profª Hilma Vasconcelos, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, vem há alguns anos estudando o tema e foi coautora de um artigo de grande relevância sobre o assunto publicado na revista Science, uma das mais importantes da comunidade científica mundial. A pesquisa da docente apresenta um experimento que propõe um modo de melhorar o transporte de informações em computadores quânticos.

A nova matéria da Agência UFC traz uma discussão sobre essa tecnologia quântica e os impactos que ela pode trazer à sociedade. A reportagem também fala da pesquisa da professora da UFC e sobre a importância deste estudo para a área.

Confira a reportagem completa no site da Agência UFC.

Fonte: Profª Hilma Vasconcelos, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.