Relatório da CPA: Infraestrutura de aulas remotas é bem avaliada por estudantes e professores

Estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará avaliaram de forma positiva a infraestrutura oferecida pela Instituição para a realização de aulas remotas ‒ que passaram a ocorrer no semestre letivo 2020.1 devido à pandemia da covid-19. É o que mostra um relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, com base nas respostas de milhares de discentes e docentes que responderam a um questionário sobre o tema.

O resultado geral, considerando os dados de todas as 17 unidades acadêmicas da Universidade, apontam para uma média de satisfação próxima de 80% entre os estudantes e acima de 85% entre os professores, números considerados excelentes pela Comissão. A avaliação foi respondida por 9.903 estudantes (39% dos avaliadores aptos) e por 1.674 professores (80% dos avaliadores aptos).

Imagem: Braço de uma pessoa apoiado sobre uma bancada, com um notebook e um caderno à frente (Foto: Pixnio)

Onze unidades acadêmicas se destacaram com as maiores médias de satisfação na avaliação docente, variando de 85% a 91%. Foram elas: Campus de Crateús, Campus de Russas, Campus de Quixadá, Campus de Sobral, Centro de Ciências (CC), Centro de Ciências Agrárias (CCA), Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Faculdade de Medicina (FAMED), Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e Instituto UFC Virtual.

Já na avaliação feita pelos alunos, cinco unidades acadêmicas ficaram com mais de 80% de satisfação: Campus de Crateús, Campus de Russas, Campus de Quixadá, Campus de Sobral e FAMED.

O índice de satisfação foi expressivo mesmo nas unidades acadêmicas em que a quantidade de avaliações positivas foi menor ‒ a Faculdade de Direito, entre os discentes, e o Instituto de Cultura e Arte, entre os docentes ‒, ficando aproximadamente em 70% e 75%, respectivamente.

"A avaliação mostrou que todas as unidades acadêmicas foram muito bem avaliadas", resume o presidente da CPA, Prof. Lassance Castro. Ele pondera que um pequeno número de unidades acadêmicas deverá receber atenção especial a fim de que sua infraestrutura para aulas remotas seja aperfeiçoada.

ESFORÇO COLETIVO ‒ Para o reitor Cândido Albuquerque, o resultado da avaliação reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica no sentido de construir uma nova realidade com vistas a assegurar a manutenção das atividades, com igual oportunidade para todos os alunos.

"A UFC mostrou grande capacidade de reação durante a pandemia. Cientes de que tínhamos dificuldades no mundo virtual e de que era preciso superá-las, a administração superior e a comunidade, em pouquíssimo tempo, desenvolveram um abrangente programa de inclusão digital, que incluiu a instalação de modernas redes de wi-fi, aquisição de equipamentos e chips de Internet móvel para os alunos socioeconomicamente vulneráveis e, principalmente, a disponibilização de mais de 80 cursos, tutoriais, oficinas etc, visando à capacitação da comunidade para o mundo virtual", diz o reitor.

COMO FOI FEITA A AVALIAÇÃO ‒ O questionário usado pela CPA foi composto por sete questões, que abordavam aspectos como orientação para aulas remotas, suporte técnico, material didático, qualidade do provedor de Internet, entre outros. A resposta para cada questão deveria ser escolhida entre as seguintes opções: Inexistente; Insuficiente; Regular; Boa; Excelente; Não se Aplica. A CPA também introduziu no questionário uma questão aberta, onde o avaliador poderia escrever sugestões, críticas, elogios, etc.

Uma medida estatística, denominada Intervalo de Confiança, foi usada para analisar os resultados num contexto amplo. O percentual das respostas do nível positivo foi obtido somando os percentuais das respostas do tipo Regular, Boa e Excelente, enquanto o percentual do nível negativo resultou da soma dos percentuais das respostas do tipo Inexistente e Insuficiente. Detalhes da avaliação estão disponíveis no site da CPA.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.