Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC lança nova versão do Guia de Fontes, que facilita o contato entre imprensa e professores

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) da Universidade Federal do Ceará lançou, nesta quinta-feira (8), a nova versão do Guia de Fontes. Trata-se de uma ferramenta on-line cujo objetivo é auxiliar profissionais de imprensa na busca por fontes qualificadas de informação (no caso, professoras e professores da UFC), a fim de dar mais respaldo e credibilidade às matérias jornalísticas produzidas diariamente.

A ideia é contribuir para que o conhecimento gerado na Universidade seja compartilhado com a sociedade em temas de interesse público. Para isso, o site do Guia de Fontes já conta com 800 professores catalogados, que se dispuseram a participar da iniciativa. Esse número deverá aumentar nos próximos meses e anos, pois o projeto segue em andamento, e em breve algumas unidades acadêmicas ainda terão seus professores incluídos no Guia.

Printscreen da página inicial do site do Guia de Fontes (Imagem: Reprodução)

A ferramenta possui um banco de dados com informações acadêmicas e profissionais dos docentes, como nome completo, unidade de lotação, ano de ingresso como professor da Universidade, última titulação, link para o currículo Lattes e temas sobre os quais pode falar à imprensa (em entrevistas e artigos de opinião, por exemplo).

Também há informações de contatos (e-mail e telefone) ‒ neste caso, porém, as informações não ficam disponíveis publicamente, e apenas jornalistas cadastrados poderão ter acesso a elas. A validação de cadastros é feita pela equipe da UFC Informa.

"A imprensa sempre foi um público estratégico para a UFC, pois a Universidade sabe o quanto é importante contribuir, através de nosso quadro de docentes, com temas de interesse público. Por isso, o Guia de Fontes pretende auxiliar os profissionais de jornais, TVs, rádios e portais, entre outros meios, no sentido de levar informação de qualidade à sociedade", explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra.

COMO FUNCIONA ‒ A principal forma dos profissionais de imprensa navegarem pelo Guia é através do campo de busca, que fica em evidência na página inicial. O mais indicado é inserir na busca uma ou mais palavras referentes ao tema para o qual se procura uma fonte, ou termos referentes a uma área de conhecimento específica. Exemplos: "arte", "matemática", "violência", "economia", "mobilidade urbana", "história", "meio ambiente" etc. É possível também pesquisar pelo nome do professor ou professora, seja completo ou em partes. Ao pesquisar pelo nome "João", por exemplo, aparecerão todos os docentes cadastrados no Guia em cujos nomes consta "João".

Logomarco do Guia de Fontes, composta por um círculo semelhante a um globo e pelo nome "Guia de Fontes" ao lado do círculo (Imagem: UFC Informa)

Após a busca, aparece uma lista de professores de acordo com o termo pesquisado. Nessa lista, é possível, inicialmente, ter acesso apenas a alguns dados dos docentes. Para visualizar todas as informações, é preciso fazer login no site ou, caso ainda não seja cadastrado, solicitar o acesso à UFC Informa. Após a verificação e validação das informações, o usuário recebe um e-mail com os dados de acesso à ferramenta.

Caso o usuário não encontre as fontes ou outras informações que deseja, deve entrar em contato com a equipe da UFC Informa, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O contato via e-mail também continua sendo necessário no caso de demandas institucionais, que requerem dados oficiais da UFC ou posicionamento da Universidade sobre determinado assunto.

Mais informações sobre a plataforma, direcionadas principalmente aos profissionais de imprensa, estão na seção "Sobre o Guia", que conta ainda com orientações para uso responsável da ferramenta e uma área de perguntas frequentes.

PARA DOCENTES ‒ Professores que ainda não foram catalogados e desejam fazer parte do Guia podem preencher um formulário eletrônico com suas informações no próprio site. A equipe da coordenadoria verifica as informações e, após contato com o docente, inclui os dados na plataforma.

HISTÓRICO ‒ Iniciado nos anos 2000, o Guia de Fontes teve algumas edições impressas e, depois, uma seção no Portal da UFC, que foi posteriormente desativada. A partir de 2015, na gestão do então coordenador do setor, Prof. Nonato Lima, a UFC Informa iniciou um amplo projeto de reformulação do Guia, coordenado pelo jornalista Marcos Robério. Com o apoio de programas da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), foram selecionados vários bolsistas, que percorreram as unidades acadêmicas e geraram um grande volume de dados, posteriormente digitalizados. O site foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, após trabalho iniciado pelo então bolsista Remerson Carvalho, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais.

A ideia agora é que, com uma plataforma mais moderna, a ferramenta tenha atualização mais frequente. Para isso, a UFC Informa conta com a parceria da STI e também da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300