Procurar no portal

Agência UFC: para ampliar internacionalização das pesquisas, reportagens serão divulgadas também em inglês

A Agência UFC, plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, conta com uma novidade a partir desta semana. Os textos que difundem os trabalhos realizados por pesquisadores da UFC passam a ser publicados também em inglês e não apenas em português.

O material da Agência é elaborado pela equipe de jornalistas da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), publicado semanalmente e pode ser replicado livremente por qualquer veículo de imprensa ou plataforma pessoal, desde que garantido o crédito da Agência. A ideia é promover a difusão da produção científica e tecnológica da Universidade.

Imagem: Print da tela da primeira matéria em inglês da Agência UFC, que trata de computação quântica

A divulgação em inglês é resultado de uma parceria entre a UFC Informa e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), por meio de sua equipe de tradutores. Com isso, a UFC Informa e a PROINTER esperam contribuir para o processo de internacionalização da Universidade.

CONHECIMENTO – "A internacionalização, uma das prioridades da UFC, não significa apenas intercâmbio de alunos e professores, mas, acima de tudo, intercâmbio de conhecimento", diz a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra. "Para que outros países e instituições conheçam o trabalho que estamos fazendo e tenham interesse em estimular parcerias com a UFC, é importantíssimo que a Agência tenha suas publicações traduzidas em inglês. É uma forma de atingir profissionais, estudantes, instituições e a mídia em geral", completa.

"A publicação em inglês da Agência UFC será mais um mecanismo importante para inserir na comunidade internacional as relevantes pesquisas realizadas em nossa Instituição, além de facilitar o contato de nossos pesquisadores com outros grupos", diz o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque.

A primeira matéria traduzida é da jornalista Síria Mapurunga e aborda pesquisas na área de computação quântica. A versão em português foi publicada na semana passada. 

Essa é mais uma novidade da UFC Informa que vem ampliando seu leque de produtos e serviços de comunicação. A unidade recentemente lançou cinco canais no Telegram e o novo Guia de Fontes, ferramenta on-line que busca facilitar o trabalho de profissionais da imprensa na busca por fontes qualificadas de informação. O Guia é uma parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

A própria Agência faz parte da ampliação dos serviços. Criada em 2017, ela teve atividades suspensas em 2020 e retomadas no início de março deste ano para intensificar a divulgação científica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300