Abertas inscrições, até 1º de maio, para IV Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química

Estão abertas, até 1º de maio, as inscrições para a IV Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará. A competição é a seletiva estadual da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) e estava prevista para ocorrer em 2020, no entanto, foi adiada em virtude da suspensão das atividades acadêmicas decorrente da pandemia da covid-19.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Química (licenciatura e bacharelado), Química Industrial, Engenharia Química, Tecnologia de Processos Químicos, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental, Farmácia e graduações afins, conforme disposto em edital, de instituições públicas e privadas de ensino superior no Ceará.

Imagem: logo da Olimpíada. As letras OCESQ nas coras azul e amarela e, acima, um frasco de laboratório e um átomo em movimento

As inscrições podem ser realizadas pelo coordenador do curso de graduação, por um professor ou pelo estudante interessado, por meio de formulário eletrônico. Nesta edição, a prova da primeira fase será on-line, no dia 23 de maio.

A OCESQ faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, realizado pela Associação Brasileira de Química, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é incentivar os estudantes cearenses a se aperfeiçoar na área de química, bem como a se engajar em atividades científicas e programas de pós-graduação e desenvolver seus conhecimentos e habilidades a partir do espírito olímpico.

No Ceará, a fase estadual da olimpíada é realizada pela UFC, em colaboração com professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Fonte: Profª Nilce Viana, coordenadora da OCESQ – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.