Publicado o Calendário Universitário de 2021; em semestre com 100 dias letivos, aulas têm início em 10 de maio

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou nesta terça-feira (20), a Resolução nº 06/CEPE, de 15 de abril de 2021, que oficializa a aprovação do Calendário Universitário de 2021 da UFC. Conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em reunião virtual realizada no último dia 12 de abril, o Calendário Universitário estabelece um total de 100 dias para cada semestre letivo de 2021.

Desse modo, as aulas do semestre 2021.1 terão início no dia 10 de maio, com término no dia 2 de setembro. Já as do semestre 2021.2 começarão no dia 27 de setembro e terminarão no dia 10 de fevereiro de 2022, com recesso escolar natalino que vai de 23 de dezembro de 2021 até 8 de janeiro de 2022.

Veja a íntegra do Calendário Universitário 2021

As datas de início e término dos semestres letivos valem para todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto do Interior.

A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma: neste caso, as aulas de 2021.1 começarão somente no dia 7 de junho, sendo concluídas no dia 2 de setembro.

MATRÍCULA DE VETERANOS – O Calendário Universitário 2021 também estabelece o período de matrícula curricular e institucional dos alunos veteranos de graduação presencial: de 22 a 26 de abril, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os estudantes podem entrar em contato com as coordenações de seus cursos para esclarecer eventuais dúvidas, caso necessitem.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que essas datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos, aprovados no último Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O ajuste de matrícula, quando o estudante veterano poderá incluir ou excluir disciplinas, ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio, também pelo SIGAA. Outro prazo importante é o da matrícula em tempo real, quando o aluno pode apenas incluir componentes curriculares, de acordo com as vagas disponíveis. Haverá dois períodos de ajuste em tempo real: nos dias 13 e 14 de maio e no dia 20 de maio. Todas essas datas são válidas apenas para alunos veteranos de graduação presencial.

Na Pós-Graduação, a matrícula obedecerá às datas definidas e formalizadas por cada programa, devendo ocorrer até 29 de abril. O período de ajuste será nos dias 14 e 15 de junho.

Outras datas importantes do ano letivo podem ser vistas na íntegra do Calendário Universitário 2021.