UFC lança campanha de arrecadação de cestas básicas para beneficiar famílias de estudantes vulneráveis e colaboradores terceirizados

Com a extensão da pandemia de covid-19, o compromisso inicial de manter em funcionamento as atividades das universidades tem dado lugar a uma outra preocupação: a insegurança alimentar de alguns membros de sua comunidade. Diante disso, a administração superior da Universidade Federal do Ceará, sensível ao contexto atual, lança a campanha Maio Solidário, em prol da mobilização da comunidade acadêmica para a doação de cestas básicas.

De acordo com pesquisa divulgada em abril pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Livre de Berlim, 125,6 milhões de pessoas (59,6% dos domicílios brasileiros) não têm tido acesso à mesma quantidade e qualidade de alimentação que tinham antes da chegada da covid-19 ao País.

Imagem: cartaz da campanha Maio Solidário

A campanha, projeto conjunto da Reitoria, do Cerimonial da UFC e da Coordenadoria de Comunicação e  Marketing (UFC Informa), tem início nesta terça-feira (4) e segue até o dia 31 deste mês. A iniciativa ocorre oportunamente no mês das mães e é especialmente importante em uma conjuntura nacional em que as mulheres estão no comando financeiro de quase metade dos lares brasileiros.  O ponto de coleta será o salão nobre da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), e as doações podem ser feitas no horário das 8h às 18h. Os segmentos beneficiados com a campanha serão dois: colaboradores terceirizados lotados em serviços gerais e de jardinagem (totalizando 367 trabalhadores) e alunos socioeconomicamente vulneráveis que recebem auxílio-moradia para ajudar nas despesas com habitação (atualmente 350).

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) disponibilizará ao grupo de estudantes coberto pelo auxílio-moradia um formulário on-line para que possam se inscrever para recebimento das cestas básicas, e o número de selecionados se dará em razão da quantidade de cestas arrecadadas. Já o cadastro dos servidores terceirizados que possuem perfil para o recebimento das cestas será gerido pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), que também orientará a destinação aos beneficiários.

Segundo a Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis, a ação mostra a preocupação da Universidade com a saúde de seus alunos mais expostos à insegurança alimentar na pandemia. "Sabemos que estamos em uma crise não só de saúde pública, mas também uma crise econômica sem precedentes.  A gente não sabe nem como mensurar como isso está afetando todos. Esperamos que seja um momento de solidariedade, união e mobilização", afirmou.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, chamou a atenção para o fato de famílias de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e de alguns de nossos servidores terceirizados estarem passando por momentos de grande dificuldade, com desemprego e acesso à alimentação comprometido. "A Reitoria está sensibilizada com tudo o que está acontecendo e conclama a comunidade a abraçar essa campanha de doação de cestas básicas. Pode ser um gesto pequeno para muitos de nós, do ponto de vista financeiro, mas terá imensa importância para quem será beneficiado. Será uma ação reveladora do nosso posicionamento e organização diante da situação que vem afligindo a sociedade brasileira e o mundo. Contamos com o apoio de todos", declarou o dirigente máximo.

DOAÇÕES JÁ PODEM SER ENCAMINHADAS – De acordo com Cláudia Lordão, chefe do Cerimonial da UFC, setor que atuará no recebimento e armazenamento das cestas, a solidariedade e a empatia são ferramentas valiosas para atravessar o momento de dor e privação que muitas famílias estão enfrentando na crise sanitária e econômica. Ela reforçou que, neste domingo (9), será Dia das Mães e pede que quem puder agilizar a doação ainda para esta semana o faça: "Assim poderemos garantir que as mães dos nossos estudantes carentes, dos nossos terceirizados, possam ter comida na mesa no dia delas, que é o domingo próximo".

Para realizar a doação, basta o interessado se dirigir, no horário das 8h às 18h, à portaria do salão nobre da Reitoria da UFC e entregar a cesta ao porteiro Ricardo Veloso, servidor responsável pelo recebimento. A organização da campanha enfatiza que serão recebidas apenas cestas, que podem ser adquiridas prontas ou montadas pelo doador com os produtos essenciais (arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, sardinha ou atum em lata, leite em pó, óleo e biscoitos sortidos). A entrega aos selecionados irá ocorrer progressivamente, com a primeira etapa prevista para este sábado, 8 de maio.