I Semana Pedagógica da UFC é aberta na manhã desta segunda-feira (10); evento segue até dia 14

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará puderam acompanhar, na manhã desta segunda-feira (10), a abertura da I Semana Pedagógica (I SEMPED), evento promovido pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Transmitida pelo canal do PAAP no YouTube, a abertura da SEMPED foi conduzida pela Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da EIDEIA, que destacou a parceria com a Reitoria da UFC e com a PROGRAD na realização do evento, cujo tema é "Desafios e perspectivas acadêmicas no formato on-line e off-line".

Imagem: foto da tela do computador onde aparece a coordenadora do PAAP, Mazzé Santos, A pró-reitora de graduação, Ana Paula Medeiros, o diretor da EIDEIA, João César,  o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque e o intérprete de Libras Raphael Thils

RESPONSABILIDADE – O reitor Cândido Albuquerque prestigiou o início dos trabalhos, desejando sucesso e bom aproveitamento das discussões pelos participantes. "O valor acadêmico dessa semana é incalculável. Primeiro, ela sinaliza a responsabilidade de todos que estão ligados diretamente à questão pedagógica da Universidade com essa nova realidade que estamos vivendo. Esse debate vai conduzir cada um ao enfrentamento da sua própria dimensão ao colocar servidores e estudantes diante de uma realidade sobre a qual nem tiveram tempo para pensar. E mais do que pensar sobre essas dificuldades, estamos dando respostas a elas", apontou o reitor ao ressaltar a importância das ações do PAAP para a UFC no contexto da pandemia.

O diretor da EIDEIA, Prof. João César Moura Mota, destacou o caráter inovador da SEMPED, uma vez que se trata da primeira semana pedagógica aberta a toda a comunidade acadêmica da UFC, proporcionada através da transmissão on-line de sua programação. "Espero que todos se sintam motivados a interagir e absorver conhecimentos e saberes no cenário da relação ensino e aprendizagem", disse.

A expectativa do Prof. João César foi compartilhada pela pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros Ribeiro. "Esse é um espaço aberto a estudantes e servidores de todos os campi da UFC, com uma programação alinhada a nossa realidade atual. Aproveitem a oportunidade de aprender e trocar experiências", falou.

Imagem da tela de computador com vídeos dos integrantes da Orquestra Sinfônica da UFC tocand

ATRAÇÃO CULTURAL – O Prof. Leandro Serafim, regente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica da UFC, encerrou a solenidade com apresentações musicais exibidas em vídeo. A primeira, com integrantes da Orquestra Sinfônica da UFC – Campus Sobral, trouxe a interpretação de "Sanfona sentida", de Dominguinhos, com arranjo de Rian Rafael, egresso do Curso de Música de Fortaleza e professor substituto da graduação em Música do Campus de Sobral. Em homenagem ao Dia das Mães, o Prof. Leandro Serafim tocou, no trompete, "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. O docente apresentou, ainda, a versão de Tim Maia para a música "Sozinho", de Peninha.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.