Pesquisa propõe metodologia de gerenciamento ágil de projetos para instituições de ensino superior

A produção científica exige muito estudo e dedicação à área do conhecimento a ser pesquisada. Referencial teórico, hipótese, objetivos e metodologias são alguns pontos fundamentais para a produção de um projeto de pesquisa. A execução do projeto também passa por várias etapas que, se não forem monitoradas atentamente, podem comprometer o cronograma ou até mesmo os resultados da pesquisa.

É pensando em tornar os processos de projetos de pesquisas mais ágeis que pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) estão desenvolvendo o projeto "Um modelo ágil baseado em objetivos para suporte à gestão de projetos de pesquisa em Instituições de Ensino Superior".

Imagem: print de uma tela do trello, com quadros e cartões com tarefas para a equipe

Desenvolvido no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da UFC (POLEDUC), o projeto busca mapear o cenário e as principais dificuldades enfrentadas em projetos de pesquisa com a proposta de criar um modelo para suporte à gestão dessas iniciativas, considerando aspectos como agilidade e processos operacionais envolvidos.

De acordo com o Prof. Alberto Lima, docente do POLEDUC e coordenador do projeto, a iniciativa surgiu a partir da observação de apresentações de pesquisas em eventos científicos nacionais e internacionais. "Ficava aparente, no que se observava, que os grupos de pesquisa e pesquisadores adotavam modelos para gerenciar seus projetos muitas vezes baseados na vasta experiência dos mesmos, mas ainda com um suporte tímido dos padrões de mercado e do estado da arte na área de gerenciamento de projetos", lembra.

A ideia, então, foi utilizar propostas já existentes, como o Gerenciamento Ágil de Projetos (GAP), bastante usado no desenvolvimento de sistemas na área de Tecnologia da Informação, e adequá-las aos projetos de pesquisa em instituições de ensino superior. "Organizações que adotam práticas efetivas de gestão de projetos têm se guiado na adoção de metodologias ágeis que busquem combinar o melhor das técnicas existentes. Nossa pesquisa envolveu a triangulação entre a observação, a revisão sobre o estado da arte na pesquisa em IES e a análise dos guias de melhores práticas de gerenciamento de projetos e estudo de caso", destaca.

A metodologia proposta pelo grupo utiliza preceitos de gerenciamento de projetos já utilizados no mercado, como o sistema Kanban e o método Scrum, e os adapta à realidade das pesquisas de instituições de ensino superior. Tal sistema consiste em uma ferramenta de software de gerenciamento visual para controle de ações e tarefas a partir de cartões e colunas.

Assim, cada cartão compreende uma tarefa ou ação a ser executada. O cartão é movido em colunas que identificam o "status" da tarefa (a ser realizada, em execução, em avaliação ou concluída, por exemplo). Todos os integrantes do “time” têm acesso aos cartões e status do processo, proporcionando uma melhor visualização e integração do trabalho a ser executado individual e coletivamente.

Com base nesse modelo, a metodologia proposta envolve oito passos, começando pela definição de um conjunto de Objetivos e Resultados-Chaves (OKRs, na sigla em inglês) de alto nível alinhado aos objetivos estratégicos do eixo de pesquisa da Instituição e pelo planejamento do projeto de pesquisa e a criação de artefatos.

As etapas seguintes contemplam: validação do planejamento e dos OKRs com a equipe do projeto; definição dos OKRs táticos e das atividades do projeto; definição das interdependências e alinhamento com outros projetos, grupos e demais iniciativas na IES; realização de check-ins periódicos por meio de sprints (etapas específicas) semanais fundamentados no sistema Kanban e no método Scrum; revisão trimestral ou mensal dos Objetivos e Resultados-Chaves (OKRs) e atualização da documentação do projeto de pesquisa; reunião de retrospectiva e análise das lições aprendidas ao término do ciclo de acompanhamento.

EXECUÇÃO – A proposta já rendeu dissertação de mestrado, defendida no mês de abril no POLEDUC. O trabalho, intitulado Estudo avaliativo sobre planejamento, execução e controle de projetos de pesquisa em Instituição de Ensino Superior pública, foi produzido pelo pesquisador Valter Gustavo Danzer, servidor técnico-administrativo da UNEMAT e presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE-MT), sob orientação do Prof. Alberto Sampaio Lima (UFC) e coorientação do Prof. Rodrigo Bruno Zanin, reitor da UNEMAT.

Agora, os pesquisadores trabalham na utilização e no refinamento da metodologia com a execução da proposta em projetos de pesquisa multidisciplinares em diversas áreas de conhecimento. "Atualmente estamos na fase de seleção de um grupo de projetos na UNEMAT e alguns na UFC para operacionalizar a metodologia e avaliar os resultados através de estudos de casos múltiplos", informa o coordenador da pesquisa.

O projeto, que iniciou em março de 2019, tem duração de 48 meses. Além do Prof. Alberto Lima e do pesquisador Valter Danzer, dele fazem parte os docentes Germano Fenner (UniFanor), Wagner Andriola (UFC), José Neuman de Souza (UFC), Wladimir Araújo Tavares (UFC) e Rodrigo Zanin (UNEMAT).

Fonte: Prof. Alberto Sampaio Lima, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.