A onda dos podcasts: como essa ferramenta de comunicação tem sido utilizada na Universidade

Em linguagem fácil e formato dinâmico, os podcasts – conteúdos em áudio disponibilizados através de arquivos ou plataformas de transmissão – estão cada vez mais populares. Na Universidade Federal do Ceará, a ferramenta de comunicação tem conquistado espaço nas aulas, projetos de extensão, grupos de pesquisa e unidades administrativas e acadêmicas como uma forma eficiente e acessível de comunicação.

Mão segurando celular com logo da UFC e símoblo de play na tela

Com a suspensão das aulas presenciais e a necessidade de adaptação ao modelo remoto, o Prof. Paulo Victor Barbosa, do Curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá, criou o podcast Sociedade, Cultura e Tecnologia. A produção, que leva o nome da disciplina ministrada pelo docente, trata dos principais pontos do conteúdo da matéria.

“Cada episódio foi pensado para ser ouvido rapidamente, eles geralmente têm 30 minutos ou um pouco mais. Esse foi o formato que encontrei de abordar os assuntos que fundamentam a disciplina e de fazer com que a turma tenha uma forma mais dinâmica, rápida e fácil de estudo”, explica o professor.

A primeira temporada, lançada no ano letivo de 2020, teve 15 episódios, e “os novos já estão sendo gravados e serão lançados em breve”, adianta o Prof. Paulo Victor. Em linguagem simples e cotidiana, voltada para o público de 18 a 25 anos, a iniciativa teve sucesso de aceitação e tornou-se também um projeto de extensão.

Print da tela de um episódio do podcast Sociedade, Cultura e Tecnologia no Spotify

O professor destaca que a produção possui “um caráter didático, mas passou a ter a função de levar à comunidade as discussões básicas que norteiam os estudos da sociedade da informação, das tecnologias digitais e da cultura digital em rede”.

No site da rádio Universitária FM (107,9) é possível conferir, em detalhes, o modo que a ferramenta tem sido utilizada como meio didático pelo professor. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como o Spotify, e mais informações podem ser encontradas no perfil do podcast no Twitter e no Instagram.

GRUPO DE PESQUISA – No estilo mesa-redonda, o grupo de estudos PRAXISJOR, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e ao Curso de Jornalismo da UFC, lançou em 2020 o podcast Papocom. Semanalmente, professores, pesquisadores, profissionais do mercado e membros de projetos da área são recebidos para debater pesquisas e iniciativas de comunicação e suas repercussões na sociedade.

podcast papocom

O podcast é apresentado pelo Prof. Edgard Patrício, do PPGCOM, e produzido por Bruno Balacó, jornalista e doutorando do PPGCOM. Nele, são abordadas as relações de diversos temas com a comunicação, como territorialidade, cidade e consumo, política, tecnologia, infância e regionalismo, além de temas relativos ao mercado de trabalho do jornalismo. Os episódios estão disponíveis em 10 plataformas de áudio, entre elas, o Spotify, e o Google Podcasts. Também é possível acessar os episódios no site do PPGCOM.

EXTENSÃO – Além de público, os estudantes também atuam como produtores de conteúdo. Um exemplo é o podcast Bem Pessoal, produzido pelos estudantes integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Mecânica em Fortaleza. No programa são tratados assuntos relacionados à graduação, entre eles a importância da vivência acadêmica e mulheres na engenharia, bem como diversos temas para além da universidade, como aprendizado de idiomas, automobilismo e inteligência artificial.

episódio três do podcast bem pessoal

Todo o processo de apuração dos temas, entrevistas, edição e publicação é realizado pelos alunos. O podcast é divulgado quinzenalmente e está disponível em plataformas como Spotify e Deezer. Mais informações no perfil do PET Engenharia Mecânica no Instagram.

Fontes: Prof. Paulo Victor Barbosa, do Curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Bruno Balacó, doutorando do PPGCOM da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.