Projeto Palco de Giz realiza oficinas teatrais com alunos de escolas públicas em Fortaleza

Jovens de seis turmas de ensino médio de escolas públicas em Fortaleza, a EMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa, no bairro Granja Lisboa, e a EEFM Almirante Tamandaré, no bairro Messejana, integram, a partir desta quarta-feira (9), as atividades de mediação artística e formação de espectadores do projeto Palco de Giz. Iniciativa ligada ao Programa de Promoção à Cultura Artística, da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE), e à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, o projeto busca aproximar estudantes de escolas públicas cearenses das artes cênicas e do Teatro Universitário, através da mediação teatral.

Imagem: foto de mão segurando uma fotografia, espetáculo Negativo

No total serão contemplados 180 estudantes que, sob mediação do Prof. Levi Mota, irão realizar a pré-apreciação, apreciação e pós-apreciação do espetáculo Negativo, uma série de três videonarrativas que aborda a relação entre o Teatro de Objetos e a pandemia. Todas as oficinas propostas pelo projeto – tanto a formação da equipe mediadora quanto a mediação artística dos estudantes – serão realizadas de forma síncrona e assíncrona. As atividades deste ciclo do Palco de Giz estão previstas para ocorrer ao longo do mês de junho.

Essa é a segunda edição virtual do Palco de Giz. Em 2020, o projeto realizou atividades com 15 turmas de oito escolas públicas da rede municipal de Jijoca de Jericoacoara, envolvendo nove professores de arte e 377 estudantes. Devido ao isolamento social, o Palco de Giz lançou mão do uso de tecnologias para as mediações, que foram realizadas através do aplicativo WhatsApp e da rede social de vídeos YouTube, e contaram com materiais pedagógicos assíncronos.

De acordo com Juliana Carvalho, coordenadora do Palco de Giz e diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), o principal desafio nessas ações de mediação tem sido a adaptação dos elementos práticos teatrais para o ensino remoto. Para superá-lo, comenta a professora, a equipe tem usado como recurso os memes. "Todo mundo gosta de memes e figurinhas, então uma das estratégias é essa, de convocar a participação através do jogo de representar o seu meme na pandemia, mas também do próprio convite de experimentar o que é fazer teatro no ambiente virtual", afirma.

O Prof. Francis Wilker, que também coordena o projeto, destaca a importância dessa ação de difusão das produções universitárias entre os alunos do ensino básico. "Nosso desejo é que os estudantes percebam que a arte pode ser uma forma de expressão muito potente, de elaboração das angústias e questões humanas, e que eles percebam também que podem fazer teatro, mesmo nesse momento".

Mais informações sobre o Palco de Giz, incluindo a programação, podem ser consultadas no site do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno ou ainda nos perfis no Instagram do Palco de Giz e do TUPA.

Fonte: Linekely Aguiar, integrante do Projeto Palco de Giz – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.