Procurar no portal

Startup de estudantes da Agronomia beneficia proteínas de insetos para alimentação humana

Contemplados em 2020 no Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI 02, atual Empreende UFC), da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, os estudantes Carlos Alberto Nascimento Souto Júnior e Daniel da Silva Marte, ambos do 8º semestre do Curso de Agronomia da UFC, criaram a startup Protomega.

A iniciativa trabalha com a produção e o beneficiamento de proteínas de insetos para alimentação humana, entre eles a larva de Tenebrio molitor, uma praga agrícola conhecida no jargão popular como "bicho-da-farinha". 

Imagem: Dois estudantes de máscara sendo entrevistados dentro do laboratório

A ideia da Protomega surgiu no interior do Laboratório de Entomologia Aplicada (LEA), no Departamento de Fitotecnia da UFC. Para avançar, os estudantes participaram de formações e mentorias na área de empreendedorismo pelo PIBI 02.

Segundo o coordenador do LEA e orientador da startup, Prof. Patrik Pastori, a curiosidade dos alunos foi despertada antes da pandemia, nas aulas presenciais da disciplina Entomologia Agrícola, que abordou sobre controles biológicos e químicos de pragas agrícolas e o uso de insetos para alimentação em diferentes culturas e países.

O Prof. Patrik cita a parceria feita com o Prof. Rafael Zambelli, do Departamento de Engenharia de Alimentos, que auxiliou no processamento dos produtos. O coordenador vê boas perspectivas para o futuro profissional dos seus orientandos, que deverão se formar daqui a um ano. "Ficamos felizes quando os estudantes pensam em montar um negócio, algo que possa lhes servir de trabalho, porque quando eles saem do curso, saem com o emprego deles para gerar novos empregos. Como orientador, eu fiquei extremamente satisfeito e realizado por ver os dois se desenvolvendo, e pelo trabalho deles ganhar esse reconhecimento", resume Pastori.

DESENVOLVIMENTO – Segundo o estudante Carlos Alberto Nascimento, o contato com o tema da entomofagia (consumo de insetos) em eventos da Universidade e no cotidiano do laboratório possibilitou várias oportunidades de aprimoramento deste trabalho. No ano passado, a Protomega ficou entre as seis finalistas do programa de pré-aceleração StartupCE, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Após entrevista ao Canal Rural, compartilha, surgiram convites para participação em podcasts e em programas de outros veículos de comunicação.

"O PIBI (atual Empreende UFC) foi de fundamental importância para a consolidação da startup, porque foi através dele que a gente aprendeu muito sobre empreendedorismo. Conseguimos dar corpo e forma para a Protomega, com técnicas, formas e metodologias para transformar a ideia em produto e levá-lo para o mercado", afirma Carlos Alberto.

Foto de um prato com kibe feito de larva de tenébrio com um pote de molho ao centro e enfeitado por talos de cebolinha

O chef de cozinha Lukas Marte, irmão do estudante Daniel da Silva Marte, já testou os produtos e irá levar a matéria-prima para competições de gastronomia. Há experimentos culinários com insetos publicados no perfil da Protomega no Instagram. Após a formatura, os dois sócios pretendem ampliar e consolidar cada vez mais a startup. "A gente se imagina com a legislação para comercialização validada e inseridos no mercado estadual", projeta Daniel Marte.

Fontes: Carlos Alberto Nascimento e Daniel da Silva Marte, estudantes de Agronomia da UFC e criadores da startup Protomega – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300