UFC realiza encontro com gestores de multinacional para mapear parcerias em projetos de tecnologias verdes

Com o objetivo de prospectar parcerias em pesquisa e desenvolvimento, docentes e alunos de pós-graduação do Centro de Tecnologia (TC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram de um encontro com representantes da empresa australiana Fortescue, especializada em mineração, energia renovável e tecnologias verdes. Multinacional, que procurou a Universidade, está avançada nas negociações para instalar um parque de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) – com estudo de impacto ambiental e licença prévia aprovados.

O evento aconteceu no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, com a participação da vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, e dos departamentos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Ambiental, Química e Metalúrgica, além dos departamentos de Física e Geografia. Também esteve presente o corpo técnico da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).

Imagem: Diana Azevedo aparece de pé, junto à cabeceira de uma longa mesa branca, ocupada por várias pessoas. Atrás dela aparece uma projeção de uma apresentação

Da Fortescue estiveram presentes a gerente global de conteúdo local para projetos de energia, Danielle Maxwell, e o executivo da companhia no Brasil, Hugo Ricardo Lamas Diogo. Como premissa do seu cargo, Maxwell visita instituições em diversos países para conhecer pesquisas desenvolvidas, iniciativas em curso, pesquisadores envolvidos e viabilidade de parcerias.

No início da reunião, coube a Diana Azevedo apresentar os principais projetos atualmente desenvolvidos pela Universidade na área de tecnologias sustentáveis e inovação – envolvendo, por exemplo, separação e armazenamento de oxigênio e nitrogênio e produção de hidrogênio verde, com destaque para o Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, inaugurado em agosto de 2023. Também foram trazidos números e dados sobre o avanço da regulação, financiamentos e iniciativas no Ceará dedicados ao tema.

A UFC já trabalhou junto à Fortescue, representada pelos professores Alexandre Pereira e Jader Santos, do curso de Geografia. Referências na área de ordenamento do território e planejamento ambiental, os dois coordenaram o projeto "Estudo socio-territorial e ambienal do Complexo Industrial e Portuário do Pecém", que incluiu um mapeamento das comunidades do entorno do Porto, como parte do planejamento para a instalação do parque de hidrogênio, .

Danielle Maxwell, de cabelos curtos e louros, olhos claros e blusa preta, a aparece sentada ao lado de Hugo Lamas, de cabelo castanho e camisa clara listrada. Sobre a mesa, aparece um notebook, um caderno e outros objetos

Entre os pontos abordados estavam as expectativas e necessidades dos moradores diante da chegada do empreendimento, com seus possíveis impactos ambientais, sociais e oportunidades – como a contratação do máximo possível de mão de obra local, uma das preocupações da Fortescue para o projeto.

Os resultados indiacaram a necessidade de novos estudos, deixando, assim, uma ponte de trabalho entre a Universidade e a empresa estrangeira. A ideia é realizar de um novo mapeamento – ainda na comunidade do Pecém, mas dessa vez voltado aos moradores que lidam diretamente com o mar, entre pescadores e ribeirinhos.

Outro momento de troca com a empresa aconteceu em novembro de 2023, quando o chairman da Fortescue, Andrew Forrest, ministrou uma palestra durante a programação dos Encontros Universitários. A partir desses e outros diálogos, a ideia é criar novas oportunidades de parcerias, que devem se intensificar até 2026, quando a multinacional pretende finalizar a instalação do parque de hidrogênio no Pecém.