Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem inaugura novo anexo; expansão intensificará ensino, pesquisa e extensão

Foi inaugurado nessa segunda-feira (22) o novo anexo do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no bloco 1080 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A expansão deverá potencializar o leque de pesquisas e serviços prestados à comunidade pela unidade, cujo ato simbólico de inauguração foi presidido pelo reitor Custódio Almeida, na presença da coordenação e da equipe técnica.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida com a equipe técnica do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem

O foco do laboratório é a pesquisa, que engloba investigações científicas voltadas à aplicação de procedimentos de soldagem em operação aplicados a novos materiais; manufatura aditiva voltada para desenvolvimento de componentes e peças conceituais de alto potencial de aplicação para sociedade; e simulação numérica voltada para determinação dos estados de tensões e de ciclo térmico de componentes usados em instalações industriais.

O LPTS tem absorvido profissionais oriundos dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia tanto no apoio técnico quanto na pesquisa e na docência. É o caso de diversos professores e do servidor técnico-administrativo Welkson Carneiro, formado em 2013 pela UFC, pós-graduado na casa e atualmente lá lotado. “Meu primeiro local de trabalho na UFC após ingressar no quadro foi a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). Depois, recebi o convite para vir integrar a equipe do laboratório, que tem uma proximidade maior com minha área de formação”, relatou. “Temos o compromisso de aproveitar cada vez mais nessa cadeia os estudantes, e para isso eles precisam permanecer e precisam de oportunidades; é por isso que a assistência estudantil é tão importante para nós”, destacou o reitor.

Imagem: Foto da visita do reitor Custódio Almeida nas instalações do novo anexo do LPTS

Além de fazer o descerramento da placa de inauguração do anexo, que já se encontra em funcionamento, a coordenação apresentou ao reitor áreas administrativas, salas de ensaios e galpões de equipamentos. De acordo com o Prof. Hélio Cordeiro de Miranda, que lidera o LPTS, o leque de serviços prestados pelo laboratório se concentra principalmente em tratamento térmico e fabricação de itens metálicos, porém abrange 14 setores: a) corte de peças e amostras; b) preparação metalográfica; c) soldagem de união e revestimento; d) ensaios mecânicos; e) ensaios não destrutivos; f) medição de dureza; g) microscopia; h) análise química; i) usinagem; j) ensaios de corrosão; k) simulação de soldagem; l) simulação termomecânica; m) tratamento térmico; e n) inspeção e análise de soldas. Os principais clientes são a indústria e entes federais como PETROBRAS e Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Com a nova estrutura, será possível expandir e alocar com mais conforto e logística atividades de ensino na graduação e na pós-graduação, já que o espaço abriga aulas práticas de soldagem e de conformação mecânica para estudantes da UFC e de outras instituições de ensino (neste caso sob demanda). “O laboratório tem sua finalidade, que é facilitar a formação de recursos humanos, mas também trabalhar no desenvolvimento de respostas às carências da sociedade. Estamos em processo de mudança, de um laboratório de pesquisa e tecnologia em soldagem para um laboratório mais amplo, de pesquisa e tecnologia da fabricação, no qual, além da soldagem, sejam desenvolvidas muito mais atividades de usinagem, conformação mecânica, ensaios mecânicos e caracterização de materiais”, exemplificou o coordenador do LPTS, Prof. Hélio Cordeiro.

Imagem: Foto dos técnicos do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem trabalhando ao lado do maquinário

O Prof. Custódio Almeida ressaltou que uma das tarefas mais importantes da Universidade é entrar com sua produção de conhecimento para preencher lacunas onde a indústria, as empresas e os entes públicos não conseguem operar. “Nesse sentido, nossos laboratórios fazem isso muito bem, e a administração está aqui para ajudar naquilo que o orçamento permitir e dentro do planejamento estratégico que é feito tanto pela UFC quanto pelas unidades de pesquisa”, justificou, acrescentando ser um desejo da atual gestão tornar laboratórios como o LPTS cada vez mais equipados e aptos a responder a demandas alinhadas com o desenvolvimento do Ceará.

O coordenador Hélio Cordeiro apontou satisfação como sentimento majoritário entre gestores e equipe do laboratório com o incremento na estrutura. “Esse time que está aqui sabe muito bem a dificuldade que é a gente exportar a pesquisa. Fazer pesquisa no Brasil exige muito esforço, mas quando a gente tem apoio institucional para viabilizar recursos, atrair parcerias, formalizar convênios, é muito mais motivador”, disse durante a inauguração.

Fonte: Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) – fone: (85) 3366 9078 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.