Procurar no portal

Oásis da educação: formandos do Campus de Crateús ressaltam o papel da UFC no desenvolvimento regional

De longe se avista o prédio: uma construção ampla, matizada em sua entrada por um jardim de buganvílias com diversos tons de rosa, ladeada pelo verde de outros exemplares arbóreos plantados no local. Pergolados e bancos convidam ao descanso, de onde se contempla um letreiro prateado com o brasão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em meio a uma das regiões mais áridas do Estado, situa-se o Campus da UFC em Crateús, provando que, assim como flores podem crescer em meio ao sertão, a instalação da Universidade no Interior produz um oásis de oportunidades e desenvolvimento regional.

Foi neste fecundo cenário que colaram grau, na última sexta-feira (26), 31 formandos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Sistemas de Informação. Na ocasião, todos os concludentes entrevistados eram oriundos de escolas públicas, e enfatizaram o impacto da interiorização do ensino superior.

Imagem:O formando Airton Silva ao lado da esposa Samara e da filha Maria Clara

A instalação do Campus da UFC representou, em um primeiro momento, uma oportunidade de emprego no serviço público para Airton Silva. Oriundo da cidade de Iguatu, Airton mudou-se para Crateús após ser aprovado no concurso para o cargo de técnico de tecnologia da informação (TI) em 2018. De acordo com o servidor, a convivência com o ambiente universitário trouxe a ele novos projetos de vida. “Depois que terminei o ensino médio, eu não me via formado no futuro. Durante um bom tempo, não tinha perspectiva de ingressar na Universidade. Agora estou realizando um sonho. Foi difícil, pois a minha filha era recém-nascida, a minha esposa ficava muito tempo sozinha em uma cidade que ela não conhecia, e eu ficava até 10 horas da noite aqui no campus. Mas é uma luta que a gente enfrenta e no final se sente gratificado”, comentou.

Veja mais imagens da colação de grau em Crateús no Flickr da UFC

Celebrando o desejado diploma em Sistemas de Informação ao lado da esposa Samara e da filha Maria Clara, Airton definiu a expansão da UFC pelo Ceará como um ponto de virada na sua trajetória acadêmica e profissional. “Teve um impacto positivo gigantesco a UFC aqui, porque eu não precisaria me deslocar da minha cidade para a Capital. Todo mundo sabe a dificuldade de uma pessoa de baixa renda para ingressar na Universidade e se manter por lá. Para mim foi uma oportunidade de ouro, só tenho a agradecer. Agora é alçar novos voos, quem sabe futuramente um mestrado”, disse.

Imagem: Wesley Costa e Mateus Mota

Amigos dos tempos de escola, Wesley Costa, de Crateús, e Mateus Mota, de Independência, tiveram contato com a UFC ainda no ensino médio, quando uma equipe da instituição apresentou aos alunos os cursos superiores ofertados no campus. “Na época ninguém nem sabia o que era Engenharia de Minas. Se a Universidade não tivesse ido na escola disseminar isso, com a visão do curso, dos professores que já trabalhavam na área, a gente nem estaria aqui. Por isso é de suma importância essa visita nas escolas, não apenas as profissionalizantes, mas também todas as outras”, destacou Wesley.

Após essa primeira experiência, os jovens optaram por ingressar em Engenharia de Minas, decisão a qual consideraram acertada. Salientou Mateus que a presença física da UFC na região tem transformado a história de estudantes como eles e movimentado a economia local. “Crateús está se tornando uma cidade universitária. A repercussão financeira é absurda, tanto na questão da construção civil, com aluguel de apartamentos para alunos que vêm de fora, quanto no consumo. Pesa também a saída dos jovens da cidade, pois se não tivesse a UFC aqui na região, as pessoas iriam se mudar daqui e fazer universidade fora”, avaliou.

Imagem: Alane Tomaz

A formanda Alane Tomaz, de Independência, ainda não havia concluído o ensino médio quando viu no início das atividades da UFC em Crateús uma chance de ingresso na universidade pública. “A minha vontade era estar no ensino superior e, quando terminei o ensino médio, foi no mesmo período que surgiu o curso de Engenharia de Minas aqui. Entrei na primeira turma e era muito interessante porque era algo novo para todos. Era um conhecimento maravilhoso, com as aulas de campo, de laboratório, tudo muito inovador”, afirmou. Analisou a jovem que o Campus da UFC tem trazido melhorias não apenas à sede do município, mas também às áreas rurais. “Além dos cursos que estimulam o desenvolvimento da região, os projetos de extensão daqui chegam até os locais mais remotos”, refletiu.

DISCURSOS – Abrindo os discursos da solenidade, o orador discente Lucas Carvalho, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, pontuou sobre a vitória individual de cada formando naquela noite. “Tenho certeza de que ansiamos por este dia, pois é a concretização de uma decisão tomada anos atrás. Cada formando tomou a decisão de construir a sua própria narrativa através da educação, e vejam só onde chegamos! Permitam ter o deleite de se orgulhar de cada conquista arrematada, desafios superados e todos os obstáculos vencidos”, salientou.

Imagem: o orador discente Lucas Carvalho

Em seguida, o orador docente José Wellington Silva abordou a superação dos formandos a inúmeras barreiras, sendo uma delas a pandemia de covid-19. “Vocês não apenas enfrentaram os desafios acadêmicos com bravura, mas também demonstraram uma resiliência e força de caráter que, certamente, inspiram a todos nós. A covid-19 nos levou entes queridos, nos trouxe medo e, por algum momento, até nos fez perder as esperanças. Mas graças à luta de diversos profissionais da área da saúde, cientistas e, por que não dizer, professores, estamos aqui, celebrando um momento de alegria e transformação na vida de vocês”, ressaltou.

Imagem: o orador docente José Wellington Silva

O reitor Custódio Almeida parabenizou os presentes e fez dois conclames aos formandos. “Nunca esqueçam que a Universidade precisa da defesa de todos nós, ela é constantemente ameaçada pela ignorância. A UFC precisa da defesa de cada um e de cada uma de vocês. E uma última lembrança: não esqueçam de ser felizes”, declarou.

O ciclo de colações de grau no Interior se encerra no dia 20 de fevereiro, com a formatura de 37 concludentes e 1 egresso do curso de Medicina do Campus de Sobral.

Fontes: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – fone: (85) 3366 9498; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300