Saúde dos estudantes: Centro de Especialidades Médicas da UFC passará a ofertar consultas de enfermagem para alunos

O Centro de Especialidades Médicas da Universidade Federal do Ceará (CEMUFC), que oferta atendimento interdisciplinar para estudantes de graduação, terá um novo tipo de serviço: consultas de enfermagem com foco na promoção da saúde. O serviço estará disponível a partir de 5 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

Imagem: ambiente de consultório médico com mesa e computador, três cadeiras pretas e armário.

Assim como os demais serviços do CEMUFC, as consultas de enfermagem são voltadas para estudantes de graduação, uma comunidade que soma cerca de 29 mil pessoas na UFC. O atendimento deve ser agendado pela internet, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As vagas disponíveis são atualizadas às sextas-feiras.

De acordo com as enfermeiras do CEMUFC, a consulta de enfermagem consiste em uma avaliação ampliada do paciente, com foco nas necessidades de saúde do discente. O serviço de enfermagem inclui etapas como histórico de enfermagem (compreendendo a entrevista); exame físico; diagnóstico de enfermagem; prescrição e implementação da assistência; e evolução de enfermagem.

SOBRE O CEMUFCO Centro de Especialidades Médicas funciona na avenida da Universidade, 2635, ao lado da área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. Lá funcionam as especialidades de clínica médica, otorrinolaringologia e psiquiatria, além da equipe de enfermagem.

A unidade é vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). Todas as consultas devem ser agendadas pelo SIGAA, ressaltando que o estudante possui direito ao serviço também durante as férias.

SERVIÇO: Consultas de enfermagem no CEMUFC.

Onde: avenida da Universidade, 2635, Campus do Benfica, em Fortaleza.

Quando: a partir de 5 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

Agendamento: via SIGAA, às sextas-feiras.

Público: estudantes de graduação da UFC.

Contatos: (85) 3366-9279 / estudantescemufc@ufc.br

Fonte: Josaína Dias, enfermeira e servidora do CEMUFC – fone: (85) 3366-9279