MEC lança consulta sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil; UFC colabora com o processo

O Ministério da Educação (MEC) realiza, até 20 de fevereiro, consulta sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, processo que tem a colaboração da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CENPE), e do Laboratório de Pesquisa em Educação e Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.

Foto da brinquedoteca da UFC com duas meninas e um menino de costas brincando numa cozinha de brinquedo

Celebrada por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) 11468/2022, que versa sobre o "Apoio integral durante a educação básica no Brasil: avaliação da qualidade de educação infantil e estratégias de desenvolvimento socioemocional para a educação básica”, a parceria entre MEC e UFC prevê o desenvolvimento de duas metas: qualificação para avaliação e monitoramento da qualidade da educação infantil – processos reflexivos e práticos; e desenvolvimento de trilhas metodológicas para os anos finais do ensino fundamental – materiais e monitoramento.

Produto da primeira meta, a consulta em andamento coletará informações em todo o País. O Prof. Guilherme Irffi, pesquisador do CENPE e coordenador do TED 11468/2022, ressalta a importância da participação da sociedade no processo. "A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. E quanto mais as pessoas se apropriam de medidas de qualidade, melhor tende a ser a oferta", explica. O docente destaca ainda que "evidências científicas apontam que a qualidade da educação infantil tende a contribuir para a prontidão escolar e para o desenvolvimento da linguagem – escrita, vocabulário e fala das crianças".

As ações previstas no TED celebrado entre MEC e UFC estão em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa "assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos".

SAIBA MAIS – Podem participar da consulta sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil instituições que, direta ou indiretamente, trabalham com educação infantil, como secretarias de educação, fóruns, fundações, grupos de pesquisa e unidades de educação infantil.

Após a consulta, os dados colhidos serão consolidados pelo CENPE e pelo LESPE e encaminhados à Coordenadoria-Geral de Educação Infantil do MEC, que dará sequência às fases de análise e homologação do texto dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.

Saiba mais sobre o consulta abaixo: