Procurar no portal

Pró-Reitoria de Extensão celebra 55 anos de existência homenageando pessoas e instituições colaboradoras

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC) completa 55 anos de criação na próxima quarta-feira (31). A data será marcada com uma solenidade às 15h no auditório da Reitoria. No evento serão prestadas homenagens a instituições, empresas, projetos, além de ex-pró-reitores, servidores, empresários e outros atores da sociedade com atuação relevante para a extensão da UFC.

As homenagens são uma forma de reconhecer as colaborações para o cumprimento do objetivo primordial da PREX de promover uma relação mutuamente transformadora entre a Universidade e a sociedade, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Imagem: A sede da PREX fica Av. da Universidade, 2932, no Campus do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)

No âmbito da UFC, estão entre os homenageados ex-pró-reitores de extensão, dois dos quais se tornaram reitores da UFC – os professores René Barreira e Henry Campos; servidores da PREX com mais de 30 anos de trabalho e nove projetos de extensão.

Na lista de projetos homenageados estão o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC (NUDOC), o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), a Camerata de Cordas da UFC, a Orquestra Sinfônica da UFC – Fortaleza, a Orquestra Sinfônica da UFC – Sobral e as Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

Da comunidade externa, as homenagens vão para instituições públicas, a exemplo da Secretaria Municipal da Educação (SME), Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Instituto Dr. José Frota (IJF), Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Tribunal do Trabalho da 7ª Região do Ceará (TRT) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Do setor privado, que vêm colaborando com a PREX, especialmente com a oferta de estágios, estão instituições e empresas como Empreendimentos Pague Menos; M. Dias Branco S.A., Mercadinhos São Luiz, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Fundação Demócrito Rocha e Educadora ASC Ltda. - Colégio Ari de Sá Cavalcante, entre outras.

Destaque também para agentes de estágios como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Ceará). Reconhecimento também a fundações de apoio: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF) e Fundação CETREDE

ATUAÇÃO – Ao chegar aos 55 anos, a PREX passou por diversas transformações e hoje está estruturada englobando a Coordenadoria de Formação e Curricularização de Extensão (FORMACE), Coordenadoria de Ações Curriculares da Extensão (CACE), Coordenadoria de Bolsas e Certificação da Extensão (CBCE), Coordenadoria de Apoio, Fomento e Avaliação das Ações de Extensão (CAFAAE) e Coordenadoria de Estágios.

Neste início de 2024, 1.116 ações de extensão estão cadastradas na PREX, beneficiando milhares de pessoas em todo o Ceará. Essas ações se concretizam através de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços em áreas como as de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

“Honramos sobremaneira a história da Pró-Reitoria de Extensão. Ao longo desses anos, os que se dedicam à extensão na UFC são dotados de compromisso, e o saber comprometido ele é contagioso de bem comum. Na Universidade há disputa de muitos projetos de poder. Ouso dizer que a extensão traz o genuíno, democrático, interdisciplinar, transformador”, afirma a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete de Souza Porto.

Ao comentar a importância da PREX para a UFC e para a sociedade, ela diz que “a interação da extensão com a sociedade, dialógica, possibilita a avaliação e reconstituição do conhecimento acadêmico. Estender é dar as mãos, abraçar, dar sentido, comprometer-se com o conhecimento que se cria e se democratiza”.

A pró-reitora pondera ainda que há a ideia predominante da extensão como prestação de serviço. Mas, de acordo com seu pensamento, “a prestação de serviços é a ação menos impactante para a interação, pilar da extensão”. Ela enfatiza o aprendizado de mão dupla que as ações extensionistas possibilitam. “Aprendemos e ensinamos, na mesma proporção. Ali se pode ter uma noção da origem e finalidades de se criar o conhecimento científico, ele existe para as necessidades humanas.”

Parafraseando o poeta Fernando Brant, ela afirma "se muito vale o já feito, mas vale o que será". E se mostra consciente dos desafios que a extensão na UFC ainda tem a enfrentar. “Temos, para os próximos anos, a tarefa de desenvolvimento do ensino pela extensão, aquele que acontece fora das salas de aula e sem a disciplinaridade. Outro enorme desafio é que as ações de extensão obtenham reconhecimento e financiamento, que nossos sistemas de acompanhamento e avaliação assumam suas diretrizes (e não diretrizes de pesquisa, por exemplo).

A Profª Bernadete Porto lembra ainda a necessidade de melhorar a comunicação da extensão com a própria comunidade da UFC e mais ainda com a sociedade.

Imagem: As ações da PREX se desenvolvem em áreas como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho (Foto: Viktor Braga/UFC)

LINHA DO TEMPO – O Memorial da UFC prepara uma série de vídeos e outros conteúdos sobre a história da PREX para divulgação. Adiantamos aqui uma linha do tempo em que é possível acompanhar as etapas e transformações pelas quais a pró-reitoria passou ao longo de seus 55 anos, bem como ter uma ideia do seu desenvolvimento, impacto e compromisso contínuo com a comunidade.

Em 31 de janeiro de 1969, a Pró-Reitoria de Extensão foi fundada com o propósito inicial de promover a integração entre a Universidade e a comunidade. Na década de 1970, foram implementados os primeiros projetos e superados os desafios iniciais para consolidar a atuação da PREX na comunidade.

A década de 1980 foi marcada pela expansão com o aumento do número de projetos e áreas de atuação, bem como pela diversificação de iniciativas. Pelo desempenho até então, a PREX entrou na década de 1990 obtendo reconhecimento e prêmios nacionais por seus projetos inovadores. Foram anos em que a pró-reitoria se consolidou como referência em extensão universitária.

No início dos anos 2000, a PREX vivenciou a adaptação à era digital com a integração das novas tecnologias para fortalecer a comunicação e o alcance dos projetos, dando também resposta proativa às mudanças nas dinâmicas sociais e educacionais. Em meados dos anos 2000, foram implementados projetos emblemáticos que se tornaram referência em diversas áreas. Ações assim tiveram grande impacto positivo nas comunidades local e regional. A década de 2010 foi bem marcada pela ênfase em projetos sustentáveis e responsabilidade social e o engajamento crescente dos públicos acadêmico e externo.

Ao chegar em 2024, a PREX comemora os 55 anos reconhecendo os feitos de ex-pró-reitores – servidores, colaboradores e parceiros, incluindo os de instituições públicas e privadas, como já mencionado. Para o futuro, a Pró-Reitoria de Extensão reforça o compromisso com a inovação, o impacto social e a excelência, tendo a visão clara para o futuro, abraçando desafios e oportunidades emergentes.

Saiba mais no Instagram @prexufc e no site da PREX.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão ‒ fone: (85) 3366 7452

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300