Startup apoiada pelo Parque Tecnológico da UFC é destaque em jornada do programa Corredores Digitais

A startup “Vamos Merendar?”, apoiada pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), alcançou o top três da Jornada Bora Criar do programa Corredores Digitais, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE). A startup apresentou a proposta de um aplicativo mobile de gestão de refeições coletivas que visa promover redução de desperdício e solucionar a falta de merenda escolar.

Imagem: grupo de pessoas em pé, homens em mulheresMais de 100 startups cearenses participaram da competição nas trilhas de aceleração Bora Criar, voltada para startups em estágio inicial; e Bora Impactar, exclusiva para negócios de impacto. A apresentação de pitches das startups e a premiação ocorreram no dia 24 de janeiro no KUYA – Centro de Design do Ceará, com representantes da academia, da iniciativa privada e do setor público.

O PARTEC fez parte da Rede de Ambientes de Inovação do programa, habilitado para receber startups participantes da Jornada Bora Criar. A rede foi criada para o desenvolvimento de novos negócios, para fortalecer e ajudar o desenvolvimento do ecossistema cearense regional da inovação. Ao todo, foram habilitados 28 ambientes de todo o Ceará, que desenvolveram, cada um, pelo menos cinco startups em estágio inicial ao longo de 16 semanas.

Além do PARTEC, outras três unidades da UFC foram aprovadas como Ambientes de Inovação pela SECITECE: o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE), do campus da UFC em Quixadá; o campus da UFC em Itapajé; e o Ecossistema do Parque Tecnológico de Crateús (SparC), do campus da UFC de Crateús.

A equipe do “Vamos Merendar?” é formada por estudantes do campus de Maranguape do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O Prof. Abraão Saraiva, diretor-presidente do PARTEC, explica que as equipes foram apoiadas com mentorias e conexões para que pudessem desenvolver seus projetos. Para ele, as unidades da UFC participantes do programa "contribuem para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Ceará".

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, diretor-presidente do PARTEC da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.