Agência UFC: Estudos comprovam elevada contaminação em águas, peixes e mariscos dos rios Ceará e Cocó com pesticidas

O intenso uso de agrotóxicos urbanos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), comumente chamados de pesticidas e aplicados no combate a pragas domésticas, está ocasionando a contaminação dos rios Ceará e Cocó, com sérios riscos à saúde humana. A situação foi atestada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) em estudos que comprovaram a presença dessas substâncias tóxicas na água, nos sedimentos e nos peixes e mariscos dos rios.

Imagem: Dois pescadores no Rio Ceará. Ao fundo, é possível ver a ponte sobre o rio

Foram realizados quatro estudos, liderados por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR-UFC). O primeiro se concentrou no rio Ceará, de onde foram coletadas amostras de água e de sedimentos da região do mangue por onde o rio passa. Os resultados comprovaram a presença de substâncias altamente tóxicas para organismos marinhos e de estuário, em níveis de magnitude semelhantes àqueles encontrados em áreas agrícolas e, em alguns casos, em volumes ainda maiores.

Para comprovar a hipótese de que organismos da região podem também estar contaminados, a equipe realizou três novas investigações, desta vez analisando peixes, sururus e caranguejos coletados em diferentes rios. Um deles foi em outro rio urbano de Fortaleza, o Cocó. Os outros dois foram no Jaguaribe, no Ceará, e no delta do Parnaíba, no Piauí. Estas foram as primeiras pesquisas já realizadas que comprovaram a presença de agrotóxicos em animais marinhos.

Coordenador dos estudos, o Prof. Rivelino Cavalcante aponta possíveis riscos para a saúde da população que se alimenta desses animais. Os detalhes sobre o estudo estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR-UFC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.