Cerimônia de boas-vindas reúne estudantes estrangeiros para aprender sobre a UFC e confraternizar

O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) ficou repleto de estudantes intercambistas, vindos de 27 países, na última terça-feira (5), para a cerimônia de boas-vindas aos estudantes estrangeiros, realizada pelo Programa de Apoio ao Intercambista (PAI), da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC. O evento contou com apresentação da UFC e da cidade de Fortaleza, exibições artísticas e culturais e coquetel.

Imagem: estudantes intercambistas recebem aplausos da plateia no auditório da reitoria

Ao todo, a UFC recebe 45 estudantes estrangeiros para o semestre 2024.1. Além dos ingressantes, intercambistas veteranos e professores estrangeiros também participaram do evento. O Prof. Nonato Furtado, diretor brasileiro do Instituto Confúcio e um dos organizadores do evento, anunciou atividades voltadas a esse público previstas para este semestre, como aulas de campo pela Rota Verde do Café, no Maciço de Baturité, e pelo centro histórico-cultural de Fortaleza. “Esse gesto de acolhê-los hoje é uma demonstração de afeto, como é comum de nós brasileiros. É comum de nossa cultura querer estar perto”, explicou o diretor.

Durante a cerimônia, houve apresentação da Camerata de Cordas da UFC e exibição de dois vídeos institucionais, um sobre a capital cearense e outro sobre a UFC. Na oportunidade, o egresso do Curso de Administração da UFC Ítalo Carvalho recebeu certificado de reconhecimento pela criação do Programa em 2010.

Veja outras imagens da recepção no Flickr da UFC

O Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Internacionalização da PROINTER, comentou sobre as oportunidades disponíveis para os alunos estrangeiros e agradeceu aos estudantes brasileiros que atuam voluntariamente como padrinhos e madrinhas dos intercambistas, oferecendo apoio e informações, por meio do PAI. “A presença de vocês aqui é muito importante para a internacionalização da UFC”, declarou o coordenador.

Os padrinhos do projeto realizam a recepção dos estudantes estrangeiros e os auxiliam tanto nas questões burocráticas, como emissão de documentos e realização de matrículas, como na área interpessoal, ligada à apresentação da cidade e integração na Universidade. O programa auxilia também na busca de moradia; na emissão de documentos importantes para a estada do estrangeiro, como CPF, plano de estudos conferido com a coordenação do curso, Registro Nacional Migratório, carteira de estudante, entre outros; e na participação em eventos de integração – que têm o intuito de promover a inclusão dos intercambistas na comunidade local e acadêmica.

A Profª Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, saudou os presentes em diversas línguas e agradeceu aos estudantes e professores estrangeiros por escolherem a UFC como parte de suas histórias: “A primeira palavra que eu teria a dizer hoje, em nome do nosso magnífico reitor, Prof. Custódio Almeida, é muito obrigado por terem vindo a Fortaleza, por terem vindo à UFC e por estarem abertos a conhecer uma outra gastronomia, uma outra maneira de estar, uma outra maneira de falar, uma outra maneira de cantar, uma outra maneira de dançar”. Imagem: estudante de intercâmbio Héléne Plihon

Para a estudante de pós-graduação, Hélène Plihon, que está em período sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, em colaboração com a universidade francesa em que estuda, o evento é importante para todos os alunos que vêm estudar na UFC. “A gente fica sozinho quando chega aqui, então é importante participar para encontrar pessoas, entender como funciona a Universidade e entender o que a gente pode fazer”, explica.

Após a solenidade, os participantes seguiram para o Salão Nobre da Reitoria, onde assistiram apresentação de artes marciais, pelo Núcleo Chen de Thai Chi e Kung Fu , e de ritmos brasileiros, pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, além de atividade de integração e coquetel.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.