Procurar no portal

UFC recebe Enrique Rodriguez-Castellón, autoridade espanhola na área de adsorção e energias verdes, para série de eventos

O Prof. Enrique Rodriguez-Castellón, da Universidade de Málaga (Espanha), participa de uma série de eventos na área de energias verdes e transferência de tecnologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Rodriguez-Castellón é especialista na área de ciências de materiais, catálise ambiental e adsorção, com mais de 630 artigos publicados e vários projetos desenvolvidos, tanto para países como para empresas de água ou energia. É ainda Professor Honoris Causa da UFC desde 2019.

Imagem: Professor Enrique Rodríguez-Castellón posa ao lado da vice-reitora Diana Azevedo no gabinete do reitor, em frente a uma pintura de Raimundo Cela (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A adsorção é um processo estudado na Físico-Química em que gases ou líquidos são transferidos para a superfície de um sólido. Por conta disso, é visto como um processo importante para as estratégias de descarbonização da sociedade e para a geração de energias limpas. Na UFC o Grupo de Estudos em Separação por Adsorção (GPSA) trabalha na área há 30 anos, 20 dos quais contando com a colaboração do Prof. Rodriguez-Castellón em inúmeros projetos de pesquisa.

O professor veio em missão pelo projeto de colaboração internacional em Captura e Conversão de CO2 (CAPCONV), financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O CAPCONV é coordenado pela Profa Diana Azevedo, colíder do GPSA e vice-reitora da UFC.

O primeiro evento do pesquisador espanhol terá início nesta quinta-feira (7/3) e segue até o próximo dia 12, com o curso intensivo de pós-graduação “Métodos experimentais em catálise para energias e meio ambiente”. O curso está sendo ministrado no auditório do Departamento de Engenharia Química (Bloco 709 do Campus do Pici).

REDE VERDES - Já no dia 13, o pesquisador participa do workshop de lançamento da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará, o Redes Verdes, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O projeto foi recentemente aprovado em edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e pretende realizar pesquisas básicas e aplicadas de forma colaborativa e multidisciplinar para transferência de tecnologia na área de energias renováveis.

É justamente sobre transferência de tecnologia que o Prof. Enrique Rodriguez-Castellón falará na sua palestra, prevista para as 13h30 do dia 13/3. O pesquisador falará sobre a experiência da Andaluzia, na Espanha, uma vez que foi diretor da Oficina de Transferência de Tecnologia (OTRI) da região e é atual coordenador do Instituto Interuniversitário de Investigação em Biorrefinarias. As inscrições para o evento do Redes Verdes podem ser feitas pelo link: https://encurtador.com.br/chmO4.

nos dias 14 e 15, o Prof. Rodriguez-Castellón participa do I Workshop do Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia (INCT) Capicua, referência nacional quando o assunto é captura e utilização de gás carbônico (CO2). Os INCTs são vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sob a coordenação da UFC, o Capicua é composto por outras cinco instituições que trabalham com a temática: a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tiradentes (UNIT), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP). Também conta com a colaboração de quatro instituições estrangeiras: University of Alberta (Canadá), Imperial College London (Inglaterra), Universidade de Málaga (Espanha) e Missouri University of Science and Technology (EUA).

Na palestra, o Prof. Rodriguez-Castellón deverá tratar de temas como captura e conversão de CO2 em outras moléculas com maior valor agregado, como metano e gasolina sintética. O Workshop do INCT terá ainda a apresentação das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas universidades participantes, visita aos laboratórios da UFC e a mesa-redonda “Iniciativas de descarbonização da indústria”. O evento ocorre nos dias 14 e 15/3, entre 8 e 17 horas, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFC (Bloco 334 do Campus do Pici).

Fonte: Profª Diana Azevedo, presidente do INCT Capicua – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300