UFC e FUNCEME realizam 1ª Escola de Verão Internacional sobre gestão da água; inscrições até 15 de março

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), a 1ª Escola de Verão Internacional (EVRI) – Desafios Socioterritoriais para a Governança da Água em Áreas Semiáridas e em Contexto de Escassez Hídrica. O evento será realizado em Fortaleza, de 15 a 19 de abril, e contará com a participação de professores, pesquisadores e profissionais do Brasil, da França, da Argentina e do Chile.

Imagem: chão rachado durante período de seca

O objetivo da Escola de Verão é complementar as formações existentes dos cursos de pós-graduação da UFC, por meio de uma formação em Ciências Sociais, aberta aos alunos de diferentes especialidades, como Recursos Hídricos, Sociologia, Geografia, Economia e Ciências Políticas, entre outras áreas, com foco em água e segurança hídrica, no contexto de mudanças climáticas e secas.

A formação é gratuita, presencial, com duração de 35 horas-aula e atividades de campo, e será ministrada em português e inglês. Estão disponíveis 25 vagas, voltadas para estudantes matriculados em qualquer curso de pós-graduação (mestrado ou doutorado), que estejam desenvolvendo pesquisas sobre uma das quatro temáticas da Escola de Verão, compreendam o inglês falado e tenham noções sobre a temática água e sociedade.

Imagem: logo da escola de verão

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário on-line até o dia 15 de março. Além dos selecionados, estudantes de graduação, pesquisadores e professores poderão assistir às aulas teóricas, desde que inscritos pelo formulário, para que tenham acesso à transmissão das videoconferências, mas não poderão participar das aulas de campo.

Fonte: Prof. Eduardo Savio, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.