Procurar no portal

UFC sedia workshop nacional de especialistas em captura e conversão de CO2; evento segue até esta sexta-feira (15)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, a partir desta quinta-feira (14), o primeiro workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Catálise, Adsorção e Intensificação de Processo para Avançar na Captura e Utilização de CO2 (INCT Capicua). O encontro, que segue até esta sexta-feira (15) no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, reúne especialistas de referência no assunto.

Esse é o primeiro encontro presencial do grupo, formado em 2023 por pesquisadores de seis universidades nacionais e quatro instituições colaboradoras internacionais com a missão de realizar o desenvolvimento de materiais e processos voltados à captura e conversão de CO2 em diferentes cenários de emissão.

Imagem: auditório com pessoas

Para a vice-reitora da UFC e coordenadora do INCT Capicua, Profª Diana Azevedo, o encontro é uma oportunidade para os integrantes do grupo “compartilharem os resultados obtidos” em suas respectivas pesquisas sobre a temática. “[O INCT Capicua] é dedicado a estudar materiais e processos que promovam a separação do gás carbônico do seu cenário de emissão, desde termoelétricas até o biogás e, mais do que isso, [pesquisa] o que fazer com esse CO2 capturado”, explica, apontando como possibilidades para esse CO2 desde o armazenamento até a conversão dele em outras moléculas, como o metano, o metanol e os combustíveis sintéticos.

Participam do workshop pesquisadores da UFC, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tiradentes (UNIT) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

A palestra de abertura, intitulada “Carbon dioxide capture and valorization with new adsorbents and catalysts”, foi proferida na manhã de quinta-feira pelo Prof. Enrique Rodriguez-Castellón, especialista da Universidade de Málaga (Espanha) na área de ciências de materiais, catálise ambiental e adsorção.

Ao longo dos dois dias, os participantes ainda terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas, discutir com membros da indústria iniciativas de descarbonização no setor e visitar os laboratórios da UFC e da UECE que integram a rede.

SAIBA MAIS – O INCT Capicua tem o objetivo de reunir grupos de pesquisas que atuam no desenvolvimento de materiais e processos voltados à captura e conversão de CO2 em diferentes cenários de emissão. Estão entre os temas de estudo do grupo: Síntese e caracterização de novos materiais adsorventes; Síntese e caracterização de novos catalisadores; Conformação de materiais; Processos biotecnológicos; Estudo cinético e de equilíbrio de adsorção; e Otimização e simulação de processos.

Mais informações podem ser acessadas no site do INCT Capicua.

Fonte: Profª Diana Azevedo, coordenadora do INCT Capicua – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300