Prof. Ariel Gustavo Scafuri, do Departamento de Morfologia

Prof. Ariel Scafuri (Foto: acervo pessoal)A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nesta sexta-feira (2), do Prof. Ariel Gustavo Scafuri, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC.

Natural de Buenos Aires (Argentina), o Prof. Ariel tinha 51 anos e era urologista, titular da cadeira de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia, e muito reconhecido por sua competência e dedicação.

Neste momento de dor, a Universidade se solidariza com todos os familiares, amigos e colegas do professor. Além da administração da Universidade, outras unidades também divulgaram seu lamento e solidariedade com a família.

O Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina divulgou a seguinte nota:

"O Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará recebe hoje com muito pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Ariel Gustavo Scafuri, médico, urologista e professor em Anatomia Humana do Departamento desde 2002, onde foi chefe durante a gestão 2011- 2014.

Prof. Ariel Scafuri nasceu em 4 de novembro de 1969 na cidade de Buenos Aires, Argentina. Graduou-se em Medicina na Universidade de São Paulo onde se especializou em Cirurgia Geral, Urologia, tendo concluído o doutorado na área de Urologia em 19 de dezembro de 2000. Atualmente era professor titular de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia.

Por vários anos, exerceu com muita dedicação a função de servir à augusta escola de Medicina (UFC) com renovação. Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação.
Neste momento de dor, diante do mistério da morte, o Departamento de Morfologia se une a toda Faculdade de Medicina em oração na súplica ao Bom Deus que receba este filho amado na eternidade e que as esperanças cristãs confortem o coração de todos os familiares e amigos do Prof. Ariel Scafuri".

A Faculdade de Medicina também se pronunciou em nota:

"A Faculdade de Medicina da UFC manifesta profundo pesar pelo falecimento do prof. Ariel Gustavo Scafuri, reconhecendo sua importante atuação como docente desta instituição e valiosa contribuição à formação de profissionais médicos no Estado do Ceará".

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh também divulgou nota:

"É com profundo pesar que o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh comunica o falecimento de Ariel Gustavo Scafuri, urologista e docente da Famed/UFC, que tanto contribuiu para a formação de médicos no HUWC, ocorrido hoje, 02 de abril de 2021. Dr. Ariel foi um grande combatente no enfrentamento à Covid, tendo conseguido a doação de muitos face shields para a Universidade e para o Complexo. Infelizmente, hoje, ele foi mais uma vítima dessa terrível doença. Com gratidão pela honrosa convivência, manifestamos aos amigos e familiares do Prof. Ariel nossa sincera solidariedade neste momento de dor e saudade".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.