Prof. Vietla Satyanarayana Rao, aposentado da Faculdade de Medicina

A Universidade Federal do Ceará informa, com pesar, o falecimento, ocorrido nesta sexta-feira (30), do Prof. Vietla Satyanarayana Rao, por complicações em decorrência da covid-19. Vietla Rao, que recebeu título de professor emérito da UFC em 2014, nasceu na cidade de Kpileswarapuram, na região de Andhra Pradesh, na Índia, em 9 de novembro de 1935.

Prof. Vietla vestido com trajes especiais para receber o título de professor emérito da UFC. Pessoas ao redor dele batem palmas

Doutor em Veterinária pelo Instituto de Pós-Graduação de Educação e Pesquisa em Medicina da Índia, o Prof. Vietla Rao chegou ao Brasil, em particular ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, em 1982, permanecendo como professor visitante até 1998, quando prestou concurso e foi aprovado como professor adjunto, cargo que exerceu até 2005. De 2006 a 2010, voltou a prestar serviços à Universidade como professor visitante.

O docente, que foi pesquisador de nível 1B pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tinha experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia geral e de produtos naturais.

Com reconhecimento internacional, o Prof. Vietla Rao atuou como revisor científico de revistas como BMC Complementary and Alternative Medicine; Chemical-Biological Interactions; European Journal of Pharmacology; Hormone and Metabolic Research e Journal of Medicinal Food.

Neste momento de dor, a UFC presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Vietla Satyanarayana Rao.

Fonte: Profª Geanne Matos, da Faculdade de Medicina da UFC