Prof. José Gerardo Bezerra de Oliveira, aposentado do Departamento de Biologia

A Universidade Federal do Ceará comunica com profundo pesar o falecimento do Prof. José Gerardo Bezerra de Oliveira, aos 90 anos de idade, ocorrido nesta terça-feira (19). Ele era aposentado do Departamento de Biologia do Centro de Ciências e foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

O velório ocorre a partir das 14h desta quarta-feira (20) na Funerária Paz Eterna (Av. Barão de Studart, 2780 - Dionísio Torres,O sepultamento está marcado para amanhã, quinta-feira (21), no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek nº 4454,  no Passaré), em Fortaleza.

O Prof. José Gerardo era natural de Lavras da Mangabeira (CE), onde nasceu em 14 de agosto de 1933. Graduou-se em Agronomia pela então Escola de Agronomia da UFC (1956). Obteve títulos de Especialização em Fisiologia Vegetal pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Especialização em Anatomia Vegetal pelo Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura. Concluiu Mestrado em Botânica, na Universidade do Arizona (EUA), e Doutorado em Manejo de Pastagens na mesma universidade.

Na UFC, o Prof. José Gerardo Bezerra de Oliveira ingressou como docente em 10 de outubro de 1989 e se aposentou em 26 de setembro de 2000 . No Departamento de Biologia e no PRODEMA repassou para os alunos sua vasta experiência na área de ecologia, com ênfase em exploração racional de recursos naturais. Atuou principalmente nos seguintes temas: caatinga, Ceará, zoneamento ecológico, estação ecológica de Aiuaba e desertificação.

Participou ainda como colaborador de grupo técnico do Ministério da Ciência e Tecnologia e foi consultor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na área de manejo de pastagens nativas.  Ele teve atuação no Programa de Apoio ao Professor Aposentado(PROPAP).

A Profª Marta Celina Linhares Sales, do Departamento de Geografia, estudou e trabalhou por muitos anos com o Prof. José Gerardo. Foi aluna de especialização sob a coordenação dele, atuou com José Gerardo como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em um projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT). Na sequência, coordenaram juntos um projeto de monitoramento da desertificação em Irauçuba, trabalho relevante e pioneiro.

Ela ressalta que, além da participação efetiva do Prof. Gerardo na criação do PRODEMA, “acrescentaria a perspectiva da pesquisa interdisciplinar introduzida nas pesquisas que ele coordenava e que inspirou toda uma geração”. Destaca, também, “sua atuação na formação de pessoal que hoje atua em diferentes instituições no Nordeste”.

A direção do Centro de Ciências expressou condolências e o Departamento de Biologia emitiu nota de pesar .

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos e colegas do Prof. José Gerardo Bezerra de Oliveira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.