Nota de pesar: Leonora Vale de Albuquerque, revisora de textos da Editora da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora técnico-administrativa Leonora Vale de Albuquerque, revisora de textos da Editora da UFC, na manhã desta quarta-feira (13), em Fortaleza. O velório ocorrerá nesta quinta-feira (14), a partir das 7h, no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário, no Eusébio), onde o corpo de Leonora será sepultado às 13h30 (o horário anterior foi antecipado). A família comunica que a missa de corpo presente está marcada para o meio-dia.

Leonora Vale estava com 66 anos e era jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Ingressou como servidora na UFC em 1º de outubro de 1982 onde, mesmo com tempo para aposentadoria, seguia exercendo atividades como revisora de textos. Ela sempre teve elogiada atuação na Imprensa Universitária e nas Edições UFC, hoje denominada Editora UFC.

Imagem: A jornalista Leonora Vale atuou como revisora de textos na Imprensa Universitária e na Editora da UFC por 42 anos (Foto: Viktor Braga)

Pelas mãos e pelo olhar atento de Leonora passaram importantes publicações. Entre as mais recentes está a edição especial de Aves de arribação, único romance do escritor cearense Antônio Sales (1868-1940), que marcou a retomada da política editorial da UFC. Outra obra de destaque revisada por ela foi Cordéis, de Patativa do Assaré, fruto de pesquisa do Prof. Gilmar de Carvalho (1949-2021), relançada no último dia 7.

COMPETÊNCIA E SENSIBILIDADE – Como profissional e ser humano, Leonora conquistou respeito e admiração dos superiores, amigos e colegas. “Guardaremos a imagem da Leonora ‘sempre a postos’ como costumava escrever em suas mensagens dirigidas a mim. ‘Pode ficar tranquilo que vai dar tempo’, assegurou-me quando os dias pareceram escassos. Uma vez me disse que se orgulhava de ser revisora de textos; formou-se em Jornalismo na UFC, mas gostava mesmo era de lapidar as palavras para a alegria das autoras e dos autores dos livros revisados por ela. Festejou a escolha do romance Aves de arribação, como edição especial comemorativa aos 70 anos da UFC e aos 44 anos da Editora UFC. Leonora foi também responsável por revisar os paratextos do livro Cordéis, de Patativa do Assaré, o mais recente lançamento da Editora UFC”, relembra o Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior, diretor da Editora UFC.

Por ocasião do lançamento de Aves de arribação, Leonora já estava hospitalizada e não pôde participar da solenidade. Mas o Prof. Cavalcante Junior foi testemunha do entusiasmo dela em relação à obra, não somente como revisora, mas como apaixonada por literatura: “Nos corredores da editora, abordou-me algumas vezes para falar sobre o triângulo amoroso da ficção de Antônio Sales. ‘Mas, afinal, o que aconteceu com as personagens?’. Antônio Sales deixou-nos a dúvida como legado. Leonora pegou Aves de arribação nas mãos, no dia em que os exemplares chegaram da gráfica, e os seus olhos claros irradiaram o brilho de quem viu mais um fruto do seu trabalho ser entregue ao mundo em folhas de papel”, conta o diretor.

Moacir Ribeiro, colega de trabalho de Leonora na Imprensa e na Editora por 42 anos, expressa também o sentimento em relação a ela: “Uma funcionária excelente, uma pessoa maravilhosa, de fácil relacionamento com todos. Uma pessoa que vai ficar na lembrança para sempre”.

Além de sua reconhecida competência como revisora de textos, Leonora sempre gostou de literatura, música, cinema e fotografia. Na Semana do Servidor do ano passado, ela participou da 4ª Exposição NossArte, no Museu de Arte da UFC (MAUC), com uma fotografia que diz muito de sua sensibilidade: uma flor que brota no muro áspero da cidade grande.

Imagem: A foto de autoria de Leonora Vale foi selecionada para a exposição 4ª Exposição NossArte, no MAUC (Foto: Leonora Vale)

Leonora deixa um filho, Leonardo, com 28 anos de idade.

Neste momento de tristeza, a UFC expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Leonora Vale.

Fonte: Editora UFC – fone: (85) 3366 7766