Profª Mônica Magalhães Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Linguística

A Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica, com pesar, o falecimento de Mônica Magalhães Cavalcante, docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). A professora tinha 62 anos de idade.

Mônica era graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra em Linguística pela UFC e doutora na mesma área pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve ainda pós-doutorado, também em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O velório da docente será realizado, às 14h desta sexta-feira (5), no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454). A missa será no sábado (6), às 8h30, seguida do sepultamento no mesmo local.

A professora Mônica Cavalcante. Mulher de meia idade, branca, com cabelo curto. Veste roupa rosa.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística publicou nota de pesar sobre o falecimento. “Mônica foi desde sempre uma potência no trabalho, na pesquisa e no ensino. Sua atuação junto ao PPGL trouxe vastas contribuições”, diz a nota.

“Suas produções e suas trocas acadêmicas lhe garantiram um papel central na linguística textual e marcou sua importância na linguística do país. Mônica sempre foi também uma articuladora de pessoas e reuniu em volta de si e de seus projetos um grande contingente de pesquisadores de todos os níveis que a respeitam, admiram e aproveitam do conhecimento que ela produziu. Em sua vida, estabeleceu laços de muitos tipos: acadêmicos, de amizade e de amor. Mônica nos deixa cercada de pessoas queridas e envolta de afeto. Fará falta incalculável”, conclui.

O PPGL suspendeu as aulas por três dias em virtude de luto.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.