Encontro reúne nova gestão da PROGEP e servidores da unidade com a marca da integração

Com a intenção de abrir canal de comunicação e trabalhar valores como integração, humanização e pertencimento institucional com seus servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta terça-feira (22), o Fala PROGEP!.

O encontro ocorreu no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; da vice-reitora, Profª Diana Azevedo; dos novos dirigentes da PROGEP, a pró-reitora Marilene Feitosa Soares e o pró-reitor-adjunto Bruno Matos; e cerca de 200 servidores da pró-reitoria.

Imagem:  O reitor Custódio Almeida participou do encontro que tratou de integração, humanização e pertencimento institucional (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na programação da primeira parte do encontro, os servidores foram recepcionados com um café da manhã, receberam cartão de boas-vindas e participaram no auditório de vivência de ioga – com exercícios de respiração, relaxamento e alongamentos leves.

No momento seguinte, como forma de integrar os servidores dos diversos setores da PROGEP, foi feita uma dinâmica a partir da pergunta “Qual a sua ideia para que a PROGEP brilhe ainda mais forte na UFC?”. As respostas foram reunidas e distribuídas de modo aleatório para os participantes que, divididos em grupos em salas diferentes, leram uns para os outros as diversas ideias expressas, a maioria citando a necessidade de mais comunicação e integração nos setores.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Em seguida, gestores da PROGEP fizeram rodízio nas salas para falar sobre o funcionamento dos setores que coordenam. De volta ao auditório, os servidores assistiram à apresentação da Camerata da UFC, sob regência da Profª Liu Man Ying, do Curso de Música da Universidade.

Imagem: Em salas diferentes, os servidores da PROGEP participaram de dinâmicas (Foto: Ribamar Neto/UFC)

MOMENTO DE OUVIR – Primeira a falar no encontro, a pró-reitora Marilene Feitosa expressou: “Estamos fazendo este evento para ouvir os servidores da PROGEP e queremos estender [esse tipo de encontro] para toda a Universidade. Vamos ouvir todas as unidades”. Ela adiantou que as marcas dessa gestão serão o diálogo e a comunicação.

Com ótimas expectativas em relação a esse primeiro encontro de integração, a pró-reitora disse também: “Queremos ver as pessoas felizes. A gente quer cuidar das pessoas, fazer o trabalho com muito amor. Estou vindo para fazer o bem dentro da norma fazer o melhor, fazer justiça, esse é o nosso propósito. E a gente está na PROGEP para ajudar, de portas abertas. Vou estar lá com nosso adjunto, Bruno [Matos]”.

O pró-reitor-adjunto Bruno Matos lembrou de uma fala do novo reitor em encontro com eles na sexta-feira, antes de trabalharem oficialmente: “Hoje é o dia 1 de quatro anos de muito trabalho. As mudanças vão vir nas próximas semanas, nos próximos meses e queremos fazer essas mudanças juntos”.

Numa pró-reitoria onde os servidores lidam com muitos problemas e tensões, Bruno comentou que esse primeiro encontro com a equipe foi focado no bem-estar, no cuidado e na escuta, propostas da atual gestão.

Imagem: Novos gestores da PROGEP, pró-reitora Marilene Feitosa Soares e pró-reitor-adjunto Bruno Matos, falaram sobre a importância de ouvir os servidores (Foto: Ribamar Neto/UFC)

CUIDAR – Em sua fala, o reitor Custódio Almeida disse que fez questão de estar no evento para dizer aos servidores o quanto a PROGEP é fundamental para a Universidade. “É fundamental para mostrar aquilo que a gente quer mostrar como nossa vontade, como nosso desejo de uma Universidade que apoia as pessoas, que sorri para as pessoas, que atende bem as pessoas. Vamos entender que [a PROGEP] é uma pró-reitoria que cuida daquele tipo de problema que, quando a pessoa chega para tentar resolver, já está muito angustiada. Precisamos ter clareza disso.”

O novo reitor ressaltou também para o público presente que servidores docentes e técnico-administrativos devem ter em mente que a Universidade existe, principalmente, para formar estudantes, também para realizar pesquisa, promover inovação, e que a sociedade espera muito da Instituição. “A UFC é como um farol para a sociedade”, disse.

A vice-reitora Diana Azevedo, ao falar sobre o encontro de integração da PROGEP, afirmou que olha essa pró-reitoria como “a mãe da Universidade, aquela figura que cuida”. E acrescentou: “Para a gente cuidar bem, a gente tem que ser cuidado. A gente tem que estar bem”.

Ela afirmou ainda que o que estiver ao alcance da administração superior será feito para que os servidores da PROGEP tenham gosto em trabalhar na UFC. “Fazer com que seja um lugar que todos os dias de manhã a gente acorde e diga ‘que legal! Hoje eu tenho uma coisa muito boa para fazer lá, um projeto novo para tocar, alguém para receber.’ Que a gente esteja bem consigo mesmo e com os outros para poder cuidar da Universidade e promover a equidade, diversidade e inclusão.”

SERVIR – Entre os servidores presentes ao encontro, o sentimento com relação à nova fase da pró-reitoria é dos melhores. Tatianny Domingos, há 10 anos na UFC, chega à PROGEP após atuar como secretária no gabinete do reitor. “Eu me senti muito acolhida até o momento. Estou muito animada com minha chegada.” Sobre o encontro, afirmou: “É um evento que acredito ser muito importante para essa mudança, esse início”.

A servidora Leda Maria Pereira Barbosa ingressou na PROGEP em fevereiro de 1975, passou por diversos setores na unidade e, mesmo com tempo de serviço e idade para aposentadoria, segue trabalhando porque tem amor ao trabalho. “Eu gosto de trabalhar, porque eu gosto da UFC. Considero isso aqui a minha segunda casa”, diz. Vai se aposentar, compulsoriamete, no ano que vem porque atingirá os 75 anos de idade.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fones: (85) 3366 7395 e 3366 7579