PROCULT promove acolhida com música e sabores; plano cultural será prioridade

Criada no último dia 23 em meio a grande expectativa, a mais jovem pró-reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) já começou sua trajetória com interação, música, dança e celebração. Os gestores à frente da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), Prof. Sandro Gouveia e Profª Glícia Pontes, apresentaram-se, na manhã desta quinta-feira (31), para os servidores da nova pasta e dos setores e equipamentos culturais a ela integrados. O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e contou com a presença do reitor Custódio Almeida e de agentes culturais da cidade.

Imagem: Ao lado de projeção em telão no Centro de Convivência, o pró-reitor Sandro Gouveia (à esq.) fala aos servidores junto com a pró-reitora-adjunta Glícia Pontes. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Abrindo as falas, o reitor defendeu que a PROCULT deve ser transversal ao cotidiano universitário, nos municípios onde está instalada e no próprio Estado. “Desde que foi instituída a antiga Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE), que temos o entendimento de que o que buscamos é muito mais que arte. Tem uma cultura científica, uma institucional, uma ambiental. É um verdadeiro novelo, como no mito grego de Ariadne”, exemplificou o Prof. Custódio.

“A presença de cultura no ambiente organizacional pode mostrar aos demais espaços e setores da Instituição que aqui é lugar de ser feliz e vibrante. A Universidade é lugar de entender que o outro é um mestre para nós, não o nosso algoz. A troca é essencial”, ressaltou o dirigente máximo. “Contem comigo, que eu quero circular muito, quero atravessar a UFC”, disse.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Para o pró-reitor Sandro Gouveia, docente da Gastronomia/ICA, a PROCULT é um organismo colaborativo. “Não nasceu pronta e nem será de imediato, por isso contamos com todos vocês para essa construção. Construção esta que só estará amadurecida quando elaborarmos nosso plano de cultura, um plano que seja a nossa cara e represente a nossa diversidade”, disse, antecipando uma das prioridades da nova gestão.

Junto com o Prof. Sandro nessa empreitada, a Profª Glícia Pontes, docente de Publicidade e Propaganda/ICA, relata que o objetivo inicial é conhecer os lugares, as pessoas e ter uma ação mais itinerante. “Fomos muito provocados pelo Custódio para encarar a cultura como um pilar universitário. O ensino, a pesquisa e a extensão são muito importantes sim, mas nesta administração tanto a cultura quanto a assistência estudantil somam-se a eles. Esse modelo de se confraternizar, de celebrar, de se reunir vai ser muito a nossa tônica, mas sem perder a consciência do nosso papel e da nossa função”, definiu.

Imagem: Ao lado de projeção em telão no Centro de Convivência, o reitor Custódio Almeida prestigia início dos trabalhos na PROCULT. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Eles antecipam que, além da elaboração do plano de cultura, vêm por aí seminários temáticos, revitalização e reocupação de equipamentos culturais como a Concha Acústica e o Centro de Convivência do Pici, assim como um aprofundamento de relações com agentes culturais da cidade e do Estado. “Muito trabalho pela frente”, resumiram em uníssono Sandro e Glícia, cuja gestão deverá contar com servidores de diversas expertises, como assistentes administrativos, produtores culturais, jornalistas, técnicos em assuntos educacionais e bolsistas de vários cursos.

A acolhida foi encerrada com um coquetel e apresentação do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto de extensão do ICA coordenado pela Profª Catherine Furtado. Ela conduziu o momento cultural convidando os servidores e gestores presentes: “Vamos trazer a música e a arte de forma viva, de modo a nos tornar presentes e tirar todos do automático”.