Única mulher latino-americana na entidade, vice-reitora é eleita para a Sociedade Internacional de Adsorção

A Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Centro de Tecnologia e atual vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, foi eleita como “fellow” da International Adsorption Society (IAS – Sociedade Internacional de Adsorção, em tradução para o português). A entidade reúne pesquisadores de diversas nacionalidades de áreas como engenharia, física e química com larga experiência profissional e acadêmica, atuação na indústria e relevante produção científica no campo da adsorção.

No seleto grupo de 33 “fellows” associados à IAS, escolhidos a cada três anos, há predominância de homens oriundos da América do Norte, da Europa e da Ásia. Com a indicação da Profª Diana, ao todo, apenas 4 mulheres são membras efetivas da sociedade, sendo ela a única representante da América Latina e a primeira pesquisadora da região a compor o colegiado.

Imagem: A Profª Diana também atua com ações que promovam maior equilíbrio de gênero (Foto: Viktor Braga/UFC)

Para a Profª Diana Azevedo, é um orgulho ser nomeada para a agremiação científica da qual faz parte desde 2001, quando ainda era aluna de doutorado em Engenharia Química. Por 12 anos, integrou o quadro diretivo do Conselho Administrativo da IAS, nos períodos de 2007 a 2013 e de 2016 a 2022. Em 2020, ela fundou a Sociedade Brasileira de Adsorção (BAS, na sigla em inglês), atuando hoje em dia como sua diretora-presidente.

“A IAS é uma sociedade científica sobre um assunto bem específico, que é o fenômeno físico da adsorção, e a adsorção pode ser utilizada para várias aplicações em medicamentos, em captura de CO2, armazenamento de hidrogênio, entre outras. É um orgulho muito grande para o Brasil e para a UFC, em meu nome, que a Sociedade reconheça a pesquisa realizada aqui”, avalia.

PERFIL – Diana Azevedo é professora titular do Centro de Tecnologia da UFC, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (Portugal), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e graduação em Engenharia Química pela UFC. Pesquisadora PQ-1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possui experiência em adsorção e processos de separação, já tendo sido chefe de departamento, coordenadora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, vice-diretora e diretora do Centro de Tecnologia da UFC e professora visitante ad honorem da Universidade Nacional de San Luís (Argentina).

A Profª Diana preside a Sociedade Brasileira de Adsorção (BAS), é membra titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI), do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), é editora associada da revista Chemical Engineering Research Design e integra o corpo editorial dos periódicos Adsorption e Industrial and Engineering Chemistry Research.

Ela realiza pesquisas sobre desenvolvimento de adsorventes, medidas fundamentais de sistemas de adsorção e catálise, armazenamento, separação e purificação de gases por adsorção e processos de separação em fase líquida baseados em cromatografia preparativa. Tem interesse particular em ações afirmativas e políticas públicas que promovam maior equilíbrio de gênero nas carreiras de science, technology, engineering and mathematics (STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – fone: (85) 3366 7318 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.