Nota da Reitoria: Servir publicamente é também trabalhar por uma UFC e uma sociedade mais justas, inclusivas e democráticas

O Dia do Servidor Público homenageia aquelas e aqueles que, diariamente, compartilham saberes, aplicam seus saberes, habilidades e competências e dedicam horas de sua jornada cotidiana a construir um serviço público organizado e eficiente, não só aqui na Universidade Federal do Ceará. São tantas pessoas e trajetórias envolvidas que não é suficiente expressar nossa gratidão apenas neste dia.

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, parabeniza os servidores da Instituição (Foto: Viktor Braga/UFC)

Ser servidora ou servidor públicos envolve mérito, trabalho sério, aperfeiçoamento e, acima de tudo, compromisso. Servir é um dos atos humanos mais nobres, e sua importância estende-se das cúpulas gestoras ao atendimento ao público.

Não há servir menor ou maior, todos são imprescindíveis para que a administração pública siga cumprindo sua missão. Do(a) auxiliar de serviços gerais ao reitor; do(a) eleitor(a) ao presidente da República; do(a) professor(a) de educação infantil ao(à) docente de pós-graduação; todos(as) são servidores públicos, tão importantes quanto complementares.

Nesta semana, que dedicamos a celebrar as servidoras e os servidores de todas as categorias, trazemos o lema "Servidores acolhidos, Universidade forte". A sintonia desse slogan com o projeto de UFC em que acreditamos não poderia ser mais forte. Muitas vezes, passamos mais tempo na Universidade que em nossas casas. Isso torna ainda mais necessário que enxerguemos a Instituição como um lugar de busca da felicidade, de aprendizado com as diferenças e de encontro de nossas potencialidades.

Um ponto essencial, muitas vezes invisibilizado, mas que reafirma a importância do serviço público, é o cuidado, em suas diferentes manifestações. Existem áreas nas quais a percepção desse ato é muito visível, como a saúde. Mas o cuidar atravessa o exercício de servidores(as) e empregados(as) públicos das mais diversas searas.

Cuidando do outro, curamos a nós mesmos. Ao reconhecer que é a alteridade que nos completa, assumimos nossa condição de seres simbólicos e gregários, conferindo sentido mais amplo às nossas ações. O verdadeiro servidor público é aquele que tem consciência da importância da sua função.

Sejamos servidoras e servidores públicos a carregar orgulho de nossa profissão e vínculo. E lembremos sempre que servir publicamente é também trabalhar por uma universidade mais justa, inclusiva e democrática, que respeita as diferenças e constrói cidadania.

Prof. Custódio Luís Silva de Almeida

Profª Diana Cristina Silva de Azevedo