Diana Azevedo participa de agenda do presidente da FINEP no Ceará, que incluiu reunião com o governador e evento na FIEC

A vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Ceará, Profª Diana Azevedo, participou na terça-feira (28) da agenda do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, no Ceará. O executivo reuniu-se com o governador Elmano de Freitas e compareceu a evento na Federação das Indústrias do Estado (FIEC). A FINEP é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e um dos órgãos de fomento à inovação no Brasil.

Imagem: Foto posada da vice-reitora Diana Azevedo ao lado de autoridades como o govenador Elmano de Freitas e o presidente da FINEP, Celso Pansera

No Palácio da Abolição, além da vice-reitora, do governador do Ceará e do presidente da FINEP, estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Educação, Sandra Monteiro; representantes de outras instituições de ensino superior e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Raimundo Costa Filho.

A reunião teve como objetivo a aproximação e o fortalecimento da ação da FINEP na região, através do apoio à inovação de projetos desenvolvidos no Ceará, com destaque para a área de energias renováveis. Na ocasião, o governador fez uma explanação sobre as iniciativas do Estado, principalmente no tocante à descarbonização e formação de recursos humanos. Elmano de Freitas declarou que “foi um momento importante de diálogo para fortalecermos, com mais recursos, os projetos de inovação desenvolvidos no Ceará, principalmente na área de energias renováveis e hidrogênio verde”.

Para Diana Azevedo, o encontro foi interessante por reforçar o fato de que o Ceará está muito bem-preparado para liderar a transição energética e a produção, exportação e utilização de hidrogênio de baixa emissão.

VISITA À FIEC – Em visita à federação da indústria local, Celso Pansera e a vice-reitora reuniram-se com o presidente da instituição, Ricardo Cavalcante, além de empresários, representantes sindicais, acadêmicos e secretários estaduais. Houve ainda o lançamento de uma plataforma pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), parceiro histórico da UFC instalado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra que interage com vários programas de pós-graduação.

Pansera apresentou as linhas da agência financiadora para a inovação em empresas. “A conversa com empresários e demais atores foi muito proveitosa. E conhecemos a plataforma de BI (business intelligence) que possibilita a visualização do número de empresas por município, quantidade de vínculos empregatícios formais e concentração de trabalhadores, que é bastante interessante do ponto de vista da velocidade de processamento e volume de informações que ela contém”, disse o presidente da FINEP.

Segundo Diana, a qualificação dos programas de pós-graduação da UFC chamou a atenção do executivo. “Diante desse quadro, ele também fez anúncios de vários editais de fomento para 2024, dos quais eu destacaria os editais voltados ao apoio a parques tecnológicos e aqueles orientados a energias renováveis, transição energética, economia de baixo carbono”, informou a vice-reitora.

“Nosso principal objetivo é garantir esse diálogo, aprovar os recursos de editais e sentar com o governo e a academia. Também queremos fazer um encontro, no futuro, dedicado ao setor empresarial (indústria, comércio, serviços e agricultura), para que possamos usar bem os recursos dessa principal financiadora de pesquisas do país, para que ela traga geração de emprego e aumento de renda – que é o que interessa para nosso estado e nosso país”, comentou o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ceará, Inácio Arruda.