Em visita ao Instituto de Cultura e Arte, reitor ouve demandas e discute projetos para a unidade acadêmica

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, esteve, na tarde dessa terça-feira (5), no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, para se reunir com a diretoria e os membros do Conselho daquela unidade acadêmica, composto por representantes de servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes. O reitor ouviu as demandas da comunidade do ICA, respondeu a perguntas e conversou sobre as perspectivas do Instituto.

Imagem: Foto da mesa de reuniões do Conselho do ICA, com o reitor Custódio Almeida sentado em uma das pontas

O diretor do ICA, Prof. Ivânio Azevedo, fez um balanço positivo da reunião com o reitor, destacando a necessidade de incluir a cultura do planejamento como uma prática constante do Instituto. Ele afirmou ainda que, até o dia 15 de janeiro de 2024, será entregue à Reitoria um documento oficial contendo um levantamento de todo o conjunto de necessidades de infraestrutura física, de pessoal e de equipamentos da unidade, além do planejamento para as atividades do Instituto nos próximos quatro anos.

“Conseguimos fazer esse encontro já no começo da gestão, o que é muito bom. Para nós, a proximidade e a relação direta e muito franca que temos com o Custódio há muitos anos facilitam também, sobretudo, o diálogo e os encaminhamentos. É um motivo de alegria termos alguém do quadro como o reitor da Universidade atualmente”, avaliou o diretor.

Professor titular do ICA e docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia, o reitor Custódio Almeida traçou um breve panorama histórico da origem do próprio Instituto que, em 2007, foi pensado inicialmente como uma instância gestora das atividades artísticas e culturais de toda a UFC. O reitor explicou que, há 15 anos, somente com o advento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), do Ministério da Educação, o ICA se tornaria uma unidade acadêmica, com ensino, pesquisa e extensão voltados às artes e à cultura.

O reitor aproveitou a ocasião para falar aos presentes sobre os próximos passos da administração superior antes de encerrar o ano. “A ideia de circular e sempre voltar ao começo é uma ideia da nossa gestão. Em 15 de dezembro, na reunião do Conselho Universitário, será instalada a ‘Estatuinte’, o que significa a revisão do Regimento e do Estatuto da Universidade. Vai ser uma grande mobilização de todas as unidades acadêmicas para mudar desde regras estritamente acadêmicas às regras políticas de participação. Esperamos, até dezembro de 2024, estar com essa tarefa concluída, um ano em que poderemos mergulhar na história da Universidade através da sua legislação e de sua constituição legal”, adiantou Custódio.

Imagem: Foto posada dos diretores do ICA e do reitor Custódio Almeida

Ele apresentou dois possíveis cenários para o Instituto de Cultura e Arte: o primeiro, no qual se decide por permanecer no Pici e a Universidade constrói o Anexo do ICA, que até hoje não saiu do papel, com teatro/auditório, sala de exibição de cinema e salas reservadas para os centros acadêmicos; e o segundo caminho é acompanhar o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) rumo à orla de Fortaleza para então compor o Campus Iracema e um novo distrito cultural criativo na área, a ser conectado com o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu e o Corredor Cultural do Benfica.

O reitor situou essas obras no contexto de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), do Governo Federal, e das possibilidades de expansão e de criação de cursos nos campi da Capital e do Interior. No caso específico do ICA, há propostas em estudo sugerindo criar cursos de graduação em Artes Visuais e Produção Cultural, que ainda precisam do aval das instâncias superiores da UFC.

“Se o ICA tiver interesse de ir para a Praia de Iracema, a gente passa a colocar isso no radar. A Universidade, com a sua quantidade de docentes, técnicos e estudantes, mudaria o cenário da região de manhã, tarde e noite, de segunda-feira a domingo. E isso significa outro Restaurante Universitário, e, se o ICA fosse para lá, um novo Teatro Universitário a ser construído para servir à cidade”, analisou.