Caravana UFC 70 anos, parceria com O POVO e Fundação Demócrito Rocha, será lançada hoje (18)

Será lançada, nesta segunda-feira (18), a Caravana UFC 70 anos, em alusão às celebrações do aniversário de sete décadas de criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorrida em dezembro de 1954. O lançamento da caravana ocorrerá no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, da Reitoria da UFC, a partir das 16h. A iniciativa é promovida pela UFC em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha (FDR). De maio a agosto de 2024, a caravana circulará por todas as regiões do Ceará com programação diversificada, incluindo eventos e produção de publicações, vídeos e materiais multimídia.

Imagem: Fachada do prédio da Reitoria da UFC

Segundo o gerente de Projetos Especiais do Grupo de Comunicação O POVO, Cliff Villar, desde a fundação da UFC, o Jornal O Povo tem sido um “parceiro natural” da Universidade para projetos que enfatizam tanto o Ceará como a região Nordeste. “Celebrar os 70 anos de uma das mais importantes universidades públicas da América Latina é motivo de orgulho para nós, principalmente, quando essa provocação tem tanto do DNA de um dos mais laureados veículos de comunicação do país e também uma fundação reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas entregas”, comentou Villar.

De acordo com o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, no ano que vem, haverá paradas estratégicas em municípios do interior cearense em que a Universidade possui campi, a exemplo de Quixadá, Russas, Crateús, Sobral e Itapajé. Ao passar por essas cidades, durante a estada da caravana, ocorrerá conferências do Colégio de Estudos Avançados (CEA), seminários, além de outras atividades comemorativas. A Caravana UFC 70 anos percorrerá ainda os municípios de Redenção e de Juazeiro do Norte, sedes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), respectivamente, que tiveram tutoria ou foram desmembradas do antigo Campus Cariri da UFC.

“Na verdade, vamos aproveitar esse momento dos 70 anos da UFC para que a gente se conheça, se reconheça e leve para a sociedade o que somos. É para acender as luzes da Universidade Federal do Ceará, e eu estou falando luzes no sentido das luzes da razão, daquilo que a gente produz aqui para a sociedade cearense, nordestina, brasileira e no mundo todo, uma vez que estamos interligados pela Internet”, analisou o reitor.