Vice-reitora recebe secretária-executiva estadual de mulheres para discutir ações de combate à violência de gênero

A vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Profª Diana Azevedo, recebeu, na quarta-feira (20), a visita da secretária-executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade. No encontro, elas discutiram a possibilidade de planejar e executar ações conjuntas de prevenção e combate a todo tipo de violência contra as mulheres dentro da Universidade.

Imagem: Foto da secretária Raquel Andrade e da vice-reitora Diana Azevedo com a Concha Acústica ao fundo

A secretária-executiva explicou que os acordos a serem estabelecidos com a Universidade terão a intenção de otimizar recursos, desenhar fluxos específicos para casos que venham a ocorrer e, principalmente, atuar na prevenção. “Nós não queremos que sejam naturalizadas culturas organizacionais em que as práticas de assédio contra as mulheres ou de violência institucional de gênero sejam consideradas comuns dentro de um ambiente tão importante”, ressaltou.

Essas parcerias, conforme Diana Azevedo, contarão com o envolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). Durante a visita, a vice-reitora apresentou à secretária-executiva a Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da PROGEP, criada em agosto de 2023 pelo Conselho Universitário. O setor lançou, durante os Encontros Universitários deste ano, o Programa Estratégico de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), que pretende atuar na promoção de políticas e práticas que assegurem um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.

Diana Azevedo ressaltou também que o diálogo com Raquel Andrade iniciou ainda durante eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no Centro de Tecnologia, na época em que a vice-reitora era vice-diretora da unidade acadêmica. “Nesse meio tempo, ela assumiu a Secretaria e eu tomei posse como vice-reitora. Esse foi um encontro de congratulação da secretária à nova gestão da UFC, em que ela veio colocar a Secretaria à disposição para o estabelecimento de termos de parceria em 2024 que possam nortear ações de combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho”, relatou a professora.

A UFC, conforme a secretária-executiva, deve ser a primeira alcançada por uma cooperação técnica com a Secretaria para a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres e violência de gênero no Ceará. “A nossa ideia é trazer essa perspectiva de que a Universidade não irá tolerar nenhum tipo de violência de gênero. A Universidade deve ser um espaço seguro, acolhedor e digno para as mulheres”, frisou Raquel Andrade, que também é egressa do mestrado em Políticas Públicas da UFC.

As futuras parcerias entre a Universidade e Secretaria das Mulheres estão em consonância com ações de combate a todas as formas de intolerância, discriminação e violação dos direitos humanos na UFC, a exemplo da recente reinstalação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da assinatura de um acordo de cooperação entre a Instituição e a Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, que viabilizará o fomento de pesquisas e a promoção do conhecimento técnico-científico e jurídico sobre e para a população LGBTQIAPN+.