Vice-reitora no exercício da Reitoria recebe deputada estadual para tratar de pautas de gênero e equidade na ciência

A Profª Diana Azevedo, vice-reitora da Universidade Federal do Ceará no exercício da Reitoria, recebeu, na tarde desta quarta-feira (3), a deputada estadual Larissa Gaspar. A agenda teve como objetivo alinhar a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2015 e comemorado a cada 11 de fevereiro.

Imagem: De pé, n Gabinete da Reitoria, a vice-reitora Diana Azevedo (de blazer verde) posa com a deputada estadual Larissa Gaspar (de vestido preto e branco). (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A parlamentar e a vice-reitora trataram, em um primeiro momento, do trâmite da pauta após o retorno do recesso legislativo, que segue até o dia 31 de janeiro de 2024. “Para nós, é uma alegria e uma honra essa aproximação. Ajudaremos no que for possível para dar evidência a esse tema, promover a discussão, apoiar eventos e publicações, além de atuar em ações educativas sobre direitos, algo que já existe dentro do nosso mandato”, enumerou a deputada Larissa Gaspar.

A vice-reitora, que também responde pela Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), mencionou em seguida o fato de que a Academia Cearense de Ciências (ACECI) empossará sua nova diretoria no fim deste mês. “À frente estará o Prof. Krishnamurti Carvalho, que já foi docente aqui da UFC e hoje é professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Por escolha da sua gestão, a ACECI terá uma composição paritária”, disse Diana, adiantando que seria importante a presença da representante do Legislativo na solenidade.

Na pauta do encontro desta tarde – do qual participaram também a Profª Verônica Castelo Branco, integrante da Comissão de Direitos Humanos da UFC, e o coordenador de Articulação Política Institucional da UFC, Daniel Fonsêca –, estiveram ainda temas como a equidade de gênero no ambiente acadêmico e políticas públicas de suporte à maternidade, tema que voltou ao debate público após a divulgação de um parecer negativo emitido por uma agência de fomento federal. No documento, a entidade mencionava a queda da produtividade de uma mãe pesquisadora.

“Muita coisa veio à tona nesse período recente, especialmente pós-pandemia. Durante o isolamento, a produtividade cientifica dos pesquisadores homens foi lá para cima, enquanto a das mulheres, por razões óbvias, caiu bastante”, disse a Profª Verônica, citando ainda outras ações que a Universidade poderia empreender nesse sentido, como a opção de ter atendimento exclusivamente feminino na Ouvidoria Geral, quando os assuntos forem denúncias de discriminação de gênero e assédio contra mulheres.

Imagem: Sentados em um sofá vermelho, no Gabinete da Reitoria, estão: Profª Diana Azevedo (vice-reitora); Larissa Gaspar (deputada estadual); Profª Verônica Castelo Branco (integrante da CDH-UFC) e Daniel Fonseca (coord. de Articulação Política). (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

“Estar em espaços como o legislativo municipal e estadual abre portas para que outras mulheres se reconheçam ali”, afirmou Larissa Gaspar, ressaltando que, quando vereadora, chegou a pautar a instalação de fraldários e de espaços de acolhimento infantil (como brinquedoteca e sala de recreação) na Câmara e fez o mesmo ao chegar na Assembleia. A proposta, contudo, não avançou. “A UFC pode contar com a gente para o que for preciso relacionado a essa temática. Seria muito interessante inclusive aproximar as duas comissões de Direitos Humanos, a da Universidade e a da Assembleia, da qual o Renato [Roseno] é presidente”, sugeriu.

"A sessão solene e tudo o que vier a partir dela vai fornecer subsídios valiosos para o trabalho da nossa Comissão de Direitos Humanos e da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). As políticas de letramento e sensibilização são essenciais, além de um fluxo mais bem definido para lidar com denúncias de violação desses direitos”, destacou a Profª Diana Azevedo.

Dentre os encaminhamentos da reunião, ficou acordada a realização de um mapeamento de ações afirmativas e políticas públicas na esfera estadual que visam à mitigação da desigualdade de gênero na educação e nas ciências, a exemplo de cotas, editais e auxílios. A finalidade é atuar no âmbito do mandato e também na articulação política interinstitucional (envolvendo UFC e outros entes), para agir em busca de avanços.