Embaixador da França no Brasil é recebido pela vice-reitora e conhece iniciativas de cooperação entre UFC e instituições francesas

Em mais uma agenda de internacionalização, a vice-reitora no exercício da Reitoria, Profª Diana Azevedo, recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Acompanhado da cônsul-adjunta da França no Recife, Elsa Sobral, o diplomata tem visitado instituições públicas em diversos estados desde que assumiu a função, no mês de outubro. Ao receber as autoridades, a Reitoria reuniu, para o encontro, representantes de iniciativas relativas à francofonia na Universidade e pesquisadores que têm um histórico de colaboração com docentes e institutos franceses.

Imagem: Vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, recebe o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain

A Profª Diana Azevedo contou aos representantes franceses um pouco da história da instalação da UFC e comentou os avanços recentes na prospecção de parcerias e linhas de financiamento internacional para pesquisa e inovação. “De 2021 para cá, fizemos um mapeamento muito eficiente do que pesquisadores da UFC captaram de recursos, de quais editais, muitos voltados à questão da transição energética. Certamente seremos parceiros de ainda mais universidades francesas, pois já somos de algumas empresas de lá nessa questão”, afirmou a vice-reitora.

Em seguida, o Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), fez uma breve apresentação sobre os cerca de 60 anos de relacionamento UFC-França, nas mais diversas frentes. “É no país que estão, por exemplo, mais da metade dos estudantes da UFC atualmente em mobilidade internacional”, exemplificou.

O Prof. Rodrigo mencionou ainda os 33 memorandos de entendimento e cinco acordos de cotutela vigentes entre a UFC e organismos e instituições francesas. “Além da cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB), que resulta no que conhecemos como Programa CAPES/COFECUB, também temos os programas Brasil-France Ingénieur Technologie (BRAFITEC) e Brasil-França Agricultura (BRAFAGRI), que financiam muitos intercâmbios”, citou o coordenador.

A colaboração UFC-França tem rendido muitos frutos. Por exemplo, docentes vinculados ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), principal instituição francesa de pesquisa, são a maioria dos coautores estrangeiros de publicações científicas de pesquisadores da UFC com países francófonos. Na sequência, o embaixador disse estar bastante surpreso com a quantidade de acordos e a profundidade da cooperação entre a UFC e seu país.

Dentre os docentes da casa convidados a apresentar suas ações de colaboração esteve a Profª Mylene Vieira, do Campus da UFC em Russas. Ela falou de um projeto de colaboração na área de engenharia civil e materiais inteligentes, que envolve professores, pós-graduandos e graduandos dos dois países. “É uma parceria com o Instituto de Ciências Aplicadas de Rouen, na Normandia, onde estive recentemente por 17 dias”, relatou, acrescentando que o foco dos estudos bilaterais tem sido o uso de materiais inteligentes para o monitoramento de infraestruturas na produção de energias limpas.

Imagem: comitiva da França visita a UFC

Outro convidado a fazer breve exposição foi o Prof. Eduardo Sávio Martins, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Atualmente à frente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), o docente disse que a proximidade dos investigadores de sua unidade acadêmica com universidades francesas começou por identificação individual entre laboratórios e pesquisadores. "Nos 10 a 15 anos seguintes, essas colaborações pontuais se institucionalizaram, crescendo através de projetos e convênios”, explicou.

Foram ouvidas ainda representantes do Departamento de Letras Estrangeiras e da Casa de Cultura Francesa, que destacaram o trabalho da UFC na formação de professores em língua francesa e no ensino do idioma para a comunidade acadêmica e externa. Programações do calendário francófono mundial, como o Dia Internacional da Francofonia (20 de março) e a Fête de la Musique (realizada anualmente, em junho) também foram mencionadas como atividades de integração com a cultura e a língua.

O embaixador Lenain mencionou que o presidente da França, Emmanuel Macron, deve vir ao Brasil no final de março deste ano, e que a embaixada está preparando a programação da visita, com agendas previstas com várias instituições públicas e privadas. “Daremos prioridade aos setores que são estratégicos para os dois países, como biodiversidade e energia”, comentou, adiantando que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Macron estão com conversas avançadas para criar um instituto franco-brasileiro para estudos da biodiversidade, em consonância com a efervescência da agenda ambiental. O apoio das universidades brasileiras será fundamental para a parceria, segundo destacou.

“Fico muito feliz e impressionado por conhecer esses trabalhos, essa troca que já existe com vocês. É visível a qualidade. Também fico feliz com a presença de ações culturais de francofonia e por ouvir representantes da UFC tão fluentes no francês. Eu mesmo deveria estar falando em português com vocês, mas já estou trabalhando nisso”, brincou o embaixador.

Também compareceram ao encontro os docentes Tarín Mont’Alverne, da Faculdade de Direito; Ticiana Telles Melo, do Departamento de Letras Estrangeiras; Luiz Henrique Barreto, do Departamento de Engenharia Elétrica; e Adriana Colares, vice-coordenadora da Casa de Cultura Francesa.