Centro Estratégico de Excelência em Política de Águas e Secas apresenta estruturação da nova sede e novos projetos

O reitor Custódio Almeida se reuniu, nessa terça-feira (6), com Francisco de Assis Filho, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental e coordenador do Centro Estratégico de Excelência em Política de Águas e Secas (CEPAS). Na ocasião, eles trataram da estruturação da nova sede do Centro, que ficará localizada no Campus do Pici, no mesmo prédio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), e da viabilização de novos projetos.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, do chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Almir Monteiro, da pró-reitora de Extensão Bernadete Porto e do Prof Francisco Assis Filho

Os projetos encampados pelo CEPAS têm como um dos principais focos de atuação a promoção da qualidade de vida e de segurança hídrica para o Ceará. Portanto, conforme o reitor, as iniciativas pretendem responder aos problemas vinculados a água e secas, principalmente neste ano de 2024, que tem previsão de estiagem.

Para tocar esses projetos, é necessário estabelecer parcerias com outras instituições. O professor Francisco de Assis Filho explicou que as primeiras iniciativas começaram por meio do financiamento da Agência Nacional de Águas (ANA). No momento, outros convênios com instituições públicas estaduais estão em fase final de negociação. Os projetos também podem ser apresentados à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), ao Ministério da Educação (MEC) e à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Ainda durante a reunião, que também contou com a presença da pró-reitora de Extensão, professora Bernadete de Souza Porto, ficou definido que a sede do CEPAS será estruturada no mesmo prédio da PREX, no Campus do Pici, próximo à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e que serão pensadas ações coordenadas entre os dois setores.

Custódio Almeida ressaltou ainda que o CEPAS vai assumir a responsabilidade pelo cuidado com o açude Santo Anastácio, localizado na área do Campus do Pici. “Isso significa fazer todo o monitoramento da água, do assoreamento que ocorre, do fluxo de águas que vem de outros bairros de Fortaleza”, citou.

CEPAS – Aprovado pelo Conselho Universitário em novembro de 2023, o CEPAS agrega atualmente 21 laboratórios e grupos de pesquisa associados a 13 programas de pós-graduação de diversas unidades acadêmicas da UFC, com o objetivo de promover a inovação na gestão dos recursos hídricos e a ação integrada de órgãos do sistema de recursos hídricos no Ceará.

Tem como intenção formular, acompanhar, avaliar e difundir programas e políticas de gestão de águas e gestão de secas, bem como produzir conhecimento para a inovação de práticas e tecnologias em gestão de secas e gestão de recursos hídricos.