UFC e unidade da FIOCRUZ no Ceará promovem diálogo e projetam parcerias em inovação e gestão em saúde

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, visitou, na tarde dessa quarta-feira (7), a sede da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Ceará), situada no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. No encontro com a equipe de gestores e técnicos da FIOCRUZ, dialogou-se sobre possibilidades de consolidar parcerias estratégicas envolvendo pesquisa, divulgação científica, formação de recursos humanos e saúde coletiva.

Imagem: Foto posada atrás da placa escrita "FIOCRUZ Bloco de Pesquisa" com a coordenadora Carla Celedônio, o reitor Custódio Almeida e o coordenador de Inovação Odorico Monteiro

A coordenadora-geral da FIOCRUZ Ceará, Carla Celedônio, fez as boas-vindas e ressaltou a sinergia entre a fundação, que é vinculada ao Ministério da Saúde, e as universidades para trabalharem de forma colaborativa em prol da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela evidenciou a atuação da FIOCRUZ em diversas áreas como produção de insumos, fármacos e produtos biológicos, a exemplo de anticorpos e vacinas, biotecnologia, saúde da família, saúde digital e saúde e meio ambiente.

“Temos acompanhado aqui os processos de implantação de um polo industrial e tecnológico da saúde, assim como vocês estão com desafios para implementar o polo do Porangabuçu. Como objetivos estratégicos, temos o fortalecimento da atenção primária em saúde, a qualificação de profissionais e o incremento do papel do Ceará no complexo econômico e produtivo da saúde, tendo a FIOCRUZ como âncora”, declarou.

O médico e professor Odorico Monteiro, coordenador de Inovação da FIOCRUZ Ceará, complementou a fala da coordenadora a respeito da inserção do Estado na rota estratégica da indústria da saúde, com o interesse em atrair empresas de base tecnológica e startups para a região e fomentar o desenvolvimento de insumos e produtos para a saúde.

“É uma área em que o Brasil é mais dependente hoje, e que possui um valor agregado muito alto. Nós precisamos criar um ecossistema, com a academia e a sua produção de conhecimento, o governo apoiando e investindo, e as empresas do outro lado para vincular esses conhecimentos, fortalecendo a ideia de cientista empreendedor”, pontuou Monteiro.

O reitor Custódio Almeida traçou um paralelo entre as vocações distintas do Polo de Saúde do Eusébio, dedicado à indústria, e do Distrito do Porangabuçu, mais afeito a serviços e assistência em saúde. “Estamos abraçando o Distrito de Inovação em Saúde do Porangabuçu, e lá temos a maior concentração de equipamentos de saúde de todo o Estado. O distrito leva em conta, além do Complexo Hospitalar, da Maternidade-Escola e do Hospital Universitário, os cursos de saúde da UFC, laboratórios, o Hospital São José, o Instituto do Câncer e equipamentos do município”, explicou.

Imagem: Foto da mesa de reunião da FIOCRUZ com os gestores e técnicos sentados em uma grande mesa retangular de madeira e com cadeiras de escritório pretas

O reitor elogiou as alianças desenvolvidas entre as instituições para programas de pós-graduação e outras iniciativas conjuntas, como projetos de pesquisa e de extensão e estágios curriculares. “É importante um encontro definitivo entre a Universidade e a FIOCRUZ, e eu já estou bem convencido disso. Chego muito mais para dizer que as portas estão abertas, e estamos disponíveis para ladrilhar esses caminhos, pois as áreas de interesse são superqualificadas, com programas de pós-graduação com notas 6 e 7. É criar uma parceria pensando no agora e no muito longe depois”, concluiu.

Os pesquisadores presentearam Custódio com um exemplar do livro Vigia, povo! Um guia de vigilância popular em saúde, publicado pela FIOCRUZ em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e a Fundação Heinrich Boll. A obra versa sobre pesquisas de campo com experiências de comunidades tradicionais e movimentos sociais de vigilância popular em saúde e ecologia de saberes.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida e da equipe da FIOCRUZ andando ao ar livre em uma estrada pavimentada com pisos de concreto intertravado

Após a reunião, foi realizada uma visita guiada para apresentar as instalações físicas do complexo da FIOCRUZ, inaugurado em 2018 e, pela primeira vez na história, visitado por um reitor da UFC. Custódio Almeida percorreu salas e laboratórios dos blocos de Gestão e Ensino e de Pesquisa, espaços de exposição, auditório com capacidade para 300 lugares, sala-cofre com medidas de proteção contra incêndios, quedas de energia, terremotos e inundações, bem como a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (UNADIG), que durante a pandemia teve uma equipe de 200 técnicos trabalhando continuamente para realizar 13 mil testes por dia.

Participaram dessas atividades o coordenador-adjunto de Legislação do Gabinete da Reitoria da UFC, Prof. Rafael Vieira de Alencar; e, representando a FIOCRUZ, a chefe de Gabinete, Adriana Bacelo; o coordenador de Pesquisa João Hermínio; e os pesquisadores Ivana Barreto, Jaime Ribeiro, José Xavier Neto, Gilvan Furtado, Ana Cláudia Teixeira, Fernando Carneiro e Carlile Lavor.